Missão de Sobrevivência é o novo filme de ação com Gerard Butler. O roteiro se inspira nas experiências do escritor Mitchell Lafortune, que serviu no Afeganistão. O filme mostra os desertos do Oriente Médio em cenas impressionantes.
O protagonista é Tom Harris (Butler), um agente secreto da CIA. Em sua missão mais recente ele precisa destruir uma instalação nuclear iraniana, mas sua missão e sua identidade são vazadas. Para escapar, ele conta com a ajuda do seu tradutor Mo, vivido por Navid Negahban (“Homeland”). Eles precisam percorrer mais de 640 quilômetros até uma base em Kandahar, fugindo de inimigos e espiões.
Filme tem ação intensa em roteiro furado
Gerard Butler se destaca no papel de herói de ação, mas o filme não aproveita todo o seu potencial. O roteiro mistura muitos assuntos e conflitos, sem desenvolvê-los bem. O filme fica sem personalidade e sem coerência.
No início da história, o leitor é apresentado ao personagem de Tom Harris, um espião independente que trabalha para agências de investigação. Ele recebe a missão de sabotar uma usina nuclear. Tom também tem uma filha adolescente que vai se formar naquela semana, e ele prometeu que faria de tudo para estar lá. No entanto, ele é forçado a aceitar um novo trabalho que o levará longe de casa. O segundo fator de drama é a introdução de “Mo”, um tradutor que vai ajudar Tom na missão.
Um exemplo de como o roteiro é problemático é um sequestro de jornalista que cobre a guerra e que descobre os planos da CIA para invadir os país. Esse fato não tem nenhuma relação com a trama principal e parece existir apenas para criar mais drama. Outro problema é a viagem de Tom e Mo até a base militar para o resgaste deles. Eles andam tanto que poderiam ter saído do país e ido para um lugar mais seguro.
Decepção? Talvez, nem tanto
O filme tem alguns pontos positivos, como a fotografia e o elenco. As imagens do deserto são belas e envolventes. Os atores principais fazem boas atuações, apesar do roteiro fraco. Porém, isso não é suficiente para manter a atenção do espectador. O filme se torna cansativo e previsível no segundo ato.
Missão de Sobrevivência é um filme que decepciona quem espera uma boa história de ação. Sendo assim, é melhor esperar sair no streaming para assistir.