Missão Pet é uma animação cheia de aventura e ação, dirigida pela dupla Benoît Daffis e Jean-Christian Tassy. Nela acompanhamos a história de Falcão, um guaxinim que ganha a vida roubando comida para sobreviver e ajudar seus amigos. A produção francesa chega ao Brasil em 25 de setembro com distribuição da Paris Filmes.

Ao longo do filme, conhecemos a família nada tradicional do protagonista. Falcão sai todos os dias em busca de alimento para diversos animais, inclusive um trio de ratos que ele chama de “tios”. Assim, a narrativa começa mostrando um desses dias onde Falcão volta para casa com a bolsa cheia de coisas.

Porém, esse dia tem algo de especial. É véspera de Natal e o guaxinim quer proporcionar uma noite de festa para sua família. Por isso, ele bola um plano para todos os seus amigos tenham um noite memorável.

Contudo, o plano de Falcão não sai como esperado. Ele acaba preso em um trem com outros animais que não conhece. O protagonista descobre que foi enganado enquanto se dá conta que vai precisar salvar os bichos, que nunca viveram fora do ambiente doméstico e não possuem muitas habilidades.

Uma aventura sobre redenção e amizade

‘Missão Pet’ se desenvolve com base na amizade e cumplicidade entre os animais. Falcão e sua família sobrevivem devido a sua parceria e vai ser esse espírito de coletividade que vai salvar os pets no trem.

Cada um dos animais no trem precisa superar questões pessoais e repensar seus próprios valores em prol do benefício coletivo que é manter todos juntos enquanto tentam sobreviver à locomotiva desgovernada.

Por sua vez, Falcão é um anti-herói em processo de redenção. Ele é visto como alguém que vive à margem da sociedade, um ladrão, mas ele quer provar que é mais do isso. Apesar disso, ele não acredita que tem uma história interessante para contar, então apresenta uma versão “melhorada” de si.

Juntos, o guaxinim e os pets precisam derrotar Hans, um texugo que sequestrou o trem em busca de vingança, para evitar que uma tragédia aconteça.

Vale a pena ver ‘Missão Pet’?

‘Missão Pet’ é uma animação para toda a família. Apesar do foco ser o público infantil, os diálogos entre os animais refletem vários aspectos da sociedade atual. Eles também sofrem com a desigualdade social, desinformação, imprensa sensacionalista e a exploração para criação de conteúdo digital.

O filme faz referências à outros clássicos infantis como Procurando Nemo, Tartarugas Ninja e O Gato de Botas garantindo cenas super divertidas. Aqui um destaque para a batalha final épica embalada pela 9ª sinfonia de Beethoven.

Tirando o fato de que os animais tem comportamentos humanoides, a animação se mantém o mais próxima o possível da realidade. Exceto, pela aparência da gatinha Meg, que parece uma onça pintada. Ademais, o texugo não é um animal comum no Brasil, mas não atrapalha na compreensão da história.

Em resumo, o longa é uma surpresa que pode encantar o público brasileiro. A narrativa é muito bem construída e o desenvolvimento dos personagens fica claro com o avançar do roteiro. ‘Missão Pet’ é um filme de reflexões, risadas e ação.

Missão Pet estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros em 25 de setembro de 2025.

Imagem de capa: Reprodução / IMDb