Muti: Crime e Poder é um thriller com toques de mistério, dirigido por George Gallo. Na trama o detetive Boyd (Cole Hauser) fica encarregado de investigar uma série de assassinatos e decide embarcar no rastro de um serial killer que mata de acordo com um ritual tribal chamado “Multi”. 

O único que pode ajudar a seguir as pistas deixadas pelo criminoso é o especialista em estudos africanos Dr.Mackles (Morgan Freeman). À medida que a investigação avança, a linha entre a sanidade e a loucura diminui. 

Muti Crime e poder

O Enredo de Muti

Apesar do enredo aparentemente sedutor, com um detetive que na busca de um assassino em série acaba enfrentando o desconhecido, Muti tem capacidade para ser um filme problemático. 

O modo como a cultura tribal é inserida no filme é essencialmente estereotipada. Apenas dois personagens da história conhecem a cultura e o ritual, sendo um o criminoso e outro o professor. Todas as cenas com toques mais claros de terror são construídas durante a realização do ritual. Utilizando de ossos, cânticos antigos e inscrições tradicionais.

A apresentação da cultura africana tribal dentro desses parâmetros já se mostra obsoleta. De fato não esperamos obter conhecimento profundo sobre a cultura em um thriller. No entanto, considerar modos de criar tensão fora desse âmbito ou apenas dar algum enfoque nos sequestros em si teria sido o suficiente para tornar a abordagem mais moderna. 

Desenvolvimento

Muti : Crime e Poder deixa claro que se passa nos tempos atuais. A tecnologia é utilizada de forma livre, em computadores, celulares e equipamentos de análise policial. No entanto, todo o filme carrega um certo clima nostálgico que se dá principalmente pela forma como os personagens são caracterizados. 

Temos um clássico detetive com cara de durão e camisa de flanela, que passa o dia tomando whisky no copo de café. Um professor universitário de idade avançada, com um colete de lã e um segredo macabro é finalmente, o vilão sangrento e impossível de ser parado. 

Essas fórmulas, apesar de sempre darem certo, tornam a história de certa maneira “esquecível”. Como se, Muti fosse se mesclar a outros milhares de filmes de suspense que já assistimos.

Qualquer filme que traga em letras brilhantes o nome de grandes atores ,como o de Morgan Freeman, sabe que está criando expectativas altas para o desenrolar da história. Foi o que aconteceu comigo, e tenho certeza que com outras pessoas que assistiram o filme. Porém,o grande problema das expectativas é quando elas, infelizmente, se frustram. 

Desse modo, acredito que  Muti:Crime e Poder é um filme que cumpre seu propósito. Sendo um thriller de fácil compreensão com algumas boas cenas de luta e um final agradável para a história.        

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.