Baseada em fatos reais, “Nascida para Você” é uma obra comovente que retrata um processo de adoção na Itália e traz uma reflexão sobre o amor, por isso o filme é destaque no Festival de Cinema Italiano.

O filme dirigido por Fabio Mollo traz a emocionante história de Luca (Pierluigi Gigante) e Alba. O drama aborda a adoção de uma bebê com síndrome de Down que acaba sendo abandonada no hospital e um homem solteiro que deseja adotá-la. Porém, para realizar o sonho de ser pai, ele precisa lutar contra o sistema italiano, que apenas considera uma família “tradicional” para adoções de crianças.

Enredo baseado em fatos reais

A trama gira em torno de Luca, um homem solteiro, católico e homossexual, que deseja ser pai. Ele é chamado pelo tribunal de Nápoles quando uma menina recém-nascida com síndrome de Down é abandonada no hospital. Porém, ele acaba sendo “descartado” quando descobrem que é solteiro e gay. A questão é que nenhuma família “tradicional” deseja ficar com a menina e Luca, com ajuda de uma advogada, começa a lutar para ficar com a guarda da bebê.

A história mostra o preconceito com um homem que só desejava ter uma família, realizar o sonho de ser pai. Há momentos na trama em que até mesmo Luca duvida das escolhas que fez durante a vida, como quando se questiona se fez a escolha certa ao deixar o seminário. Em outros momentos, ele acha que Alba deveria ter uma família “tradicional”, com pai e mãe. Nessas horas, lembranças do passado e as conversas com Teresa (Teresa Saponangelo), a advogada que abraça o caso de Luca, são tudo o que ele precisa para ver que ele pode e deve lutar pela bebê que ele deseja cuidar e amar.

O longa conta uma história real, baseada na vida de Luca Trapanese. O caso de adoção obteve uma grande visibilidade tanto nas mídias tradicionais como nas mídias sociais na Itália.

filme Nascida para Você (Nata per te)
Créditos: Divulgação

Luca e Alba: uma história de amor incondicional

Neste filme, vemos como o amor pode ser simples e belo. Um homem e uma bebê que escolhem um ao outro e precisam enfrentar um sistema, e por que não dizer um mundo, que ainda não aceita que eles possam ficar juntos. O início da convivência deles não é fácil. No entanto, acaba ficando visível a dor de Luca e Alba quando eles precisam se separar quando o mês que eles possuíam juntos acaba. Ambos sofrem separados.

Luca tem todo o amor do mundo para dar a uma garotinha que está sendo rejeitada por outros. Porém, ele precisa provar que possui esse sentimento dentro dele e lutar para conquistar a guarda de Alba. Além de Luca e Teresa, a advogada que é mãe de gêmeos que se envolve com a história e decide ajudar o homem até o fim, temos as cenas da juíza. A mulher fica nitidamente mexida com desenrolar do caso. Sendo assim, mesmo não possuindo uma fala sequer nas cenas em que ela pensa sobre a decisão da guarda da bebê, podemos ver a dualidade de suas emoções.

O roteiro, coescrito por Furio Andreotti e Giulia Calenda, é ótimo e trata com o devido cuidado e sensibilidade temas importantes. A história de Luca e Alba precisava ser contada, porque, como é possível ver no final do filme, o sistema italiano ainda é complicado e “tradicional”.

filme Nascida para Você (Nata per te)
Créditos: Divulgação

Vale a pena assistir “Nascida para Você”?

O diretor faz um belo trabalho, conduzindo a trama de forma sensível e emocionante, fazendo com que o telespectador se envolva com a história. Além disso, o elenco faz um belo trabalho, dando emoção em cenas em que nem existem falas, somente usando as expressões. Interessante destacar a última cena, que faz um sutil paralelo com uma cena do passado de Luca.

O longa aborda temas importantes e mostra como o processo de adoção na Itália ainda é “arcaico”, dando prioridade para famílias “tradicionais”. Como podemos ver ao final do filme, somente em casos especiais que essa situação pode ser alterada. Outras pessoas podem ser consideradas aptas para adotar nesses casos específicos. Sendo assim, a história de Luca e Alba acaba servindo de inspiração, abrindo portas para que outras pessoas busquem lutar por seus direitos, sonhos e amores.

Por fim, se você tiver a oportunidade, não deixe de assistir ao filme “Nascida para Você”, que faz parte do Festival de Cinema Italiano.