“Nostalgia”, filme de Mario Martone será lançado nos cinemas no dia 05 de outubro de 2023, baseado na obra literária de Ermanno Rea, o filme conta uma história de drama e tragédia passada no centro da Itália, acompanhando a história de Felice Lasco.

História

A trama conta a história de Felice Lasco, que após passar 40 anos longe da sua cidade natal, vivendo no Cairo, retornará para cuidar de sua mãe já idosa que precisa de cuidados em seus últimos dias. Com sua volta Lasco reencontrará velhos amigos e fará novos, criando um laço com o lugar em que nasceu, porém, antigos segredos virão a tona e Felice terá que contornar a situação para viver em paz. Dirigido por Mario Martone e com atuações de Pierfrancesco Favino e Aurora Quattrocchi, a trama começa trazendo misteriosamente a vida do protagonista, que com o passar foi se desvendando e se desenvolvendo para o público.

De Ermanno Rea, o livro homônimo é a referência para a história do filme. Lançado em 2016 de forma póstuma pela editora italiana Feltrinelli.

Diretor Mario Martone dirigindo "Nostalgia"
Foto: Reprodução IMDB

O filme

Com destaque para Pierfrancesco Favino, as atuações foram ótimas, trazendo a essência de cada personagem de forma progressa. O protagonista, que começa acoado e tímido, mostra sua face pouco a pouco e sua trama fica cada vez mais envolvente a cada segredo descoberto.

A fotografia também é algo a se elogiar, trazendo longos planos e de forma coesa a narrativa, dando sempre a atenção ao cenário, fielmente retratando a cidade. O diretor explicou que busca algo atual em sua abordagem de “Nostalgia”, mantendo o filme aberto às circunstâncias que surgem durante a filmagem. Ele expressa fascínio pela ideia de criar um filme não ambientado em uma cidade, mas focado em um bairro específico. Todas as ruas, casas e personagens no filme pertencem exclusivamente ao Rione Sanità, um bairro em Nápoles isolado do mar.

A trilha sonora, principalmente no terceiro ato do filme, é de suma importância. Gerando uma ligação direta entre a cena e a trilha, causando diretamente sensações no público.

Pontos negativos e positivos.

O roteiro, junto a outros elementos já citados, criaram para mim uma narrativa culta que, mesmo devagar, me manteve entretida. Com um início, um pouco confuso, foram trazendo de pouco a pouco elementos da história para que o telespectador possa construindo a história gradativamente.

Porém, no final do longa, saí desapontada. Por mais que o desfecho tenha sido necessário para o fechamento da história do personagem, tive uma quebra de expectativa enorme. O filme continua sendo uma obra proveitosa, com personagens ótimos e uma trama envolvente, porém com um desenrolar lento e com uma conclusão, apesar de ótima, frustrante.

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.