Hoje, (27), estreia o novo filme de Guilhermo del Toro com Bradley Cooper, Cate Blanchet, Rooney Mara e Toni Colette.

Guilhermo del toro é um dos diretores mais emblemáticos de Hollywood, e à algum tempo que andava afastado da direção. Desde seu Oscar por A Forma da Água. Primeiramente, Del Toto gosta de fazer filmes sobre temas mais sombrios. O Labirinto do Fauno, A Colina Escarlate, Hellboy de 2004, além da participação em outros.

Sinopse

O Beco do Pesadelo se passa na década de 40 dos Estados Unidos e conta sobre Stanton Carlisle (Bradley Cooper). Um homem ambicioso que aprende sobre truques de telepatia com um casal (Toni Collete e David Strathairn) em um parque de diversão itinerante. Neste parque, Stanton conhece Molly (Rooney Mara) e se apaixona por ela. Juntos, eles partem para uma vida mais luxuosa onde irão enganar a elite de Nova York com os truques aprendidos. Em um de seus shows, Stanton conhece Lilith Ritter (Cate Blanchett), a psiquiatra. Ela o convence a se unir a ela para enganar pacientes e obter dinheiro deles. O que Stanton não imagina é que essa união ambiciosa causará problemas inimagináveis.

Esse filme é baseado na primeira versão dele para o cinema em 1947 “O beco das almas perdidas”. Ambos são baseados no livro de William Lindsay Gresham.
O Beco do Pesadelo é um filme Noir, que abusa das cores escuras e do tom sombrio. Com uma pegada de suspense psicológico, e que fala sobre um jovem obscuro, com um passado escondido e perturbador. Poderia ser só uma parte da sinopse, mas na verdade o filme não entrega as coisas assim tão facilmente. É importante notar que esse filme mostra bastante os circos dos anos 1940, então são coisas bem pesadas, macabras e cruéis.

beco do pesadelo
Cortesia Searchlight Pictures

Ainda em tempo, Del Toro consegue fazer uma divisão da história muito interessante. A introdução de Staton é bem calma, dá para quem esta assistindo entender as nuanças desse misterioso homem. Ambicioso na verdade, que tem um talento incrível de ser um picareta, mas um picareta com muito estilo e muito talento para manipulação.

O Final de O Beco do Pesadelo

Essa introdução dele, no circo é necessário para o arco final, onde ele se vê refém das próprias escolhas e atitudes. Do circo para Nova York, assim, do nada, ele leva Molly, sua namorada e parceira de show. Onde justamente na noite de NY que ele conhece a Dra. Lilite (Cate Blanchett), uma psiquiatra dos ricos e famosos, que se torna sua amante.

Enfim, o filme é pesado, tenso, uma historia potente e relevante. Apesar de 2 horas e meia serem muitas horas, a história te fisga de uma forma boa e te aprisiona nela. É necessário dizer que apesar de tudo isso, a história é vaga, ela não se propõe a aprofundar em nenhum personagem, nem mesmo no Staton. Ela se torna o mesmo tempo intensa e inerte, ao não conseguir entregar um ponto de partida, nem um ponto de chegada. A impressão que fica é de um looping, e a ultima cena favorece esse sentimento.