Embora estejamos em uma fase bacana com muitos lançamentos de filmes de terror, nem sempre produções boas conseguem ser lançadas mundialmente, ficando restritas ao país de origem ou a festivais internacionais.
A convite da Paris Filmes, assistimos ao filme O Chamado 4: Samara Ressurge. Certamente esse é um dos filmes que não se enquadra no quesito citado acima e nem pode ser considerado um filme de terror.
Primeiramente, temos que ressaltar que esse filme não é continuação das produções americanas que foram lançadas no Brasil, tendo como último lançamento o desastroso “O Chamado 3”. O nome original de O Chamado 4: Samara Ressurge é Sadako DX.
No Brasil, decidiram colocar como o quarto filme de modo a chamar a atenção do público. Mas não se iludam, embora a história gire em torno da fofa e lendária Samara (Sadako em japonês), o filme não possui nenhuma conexão com os anteriores, tirando a parte da lenda em si.
A direção do filme é de Hisashi Kimura. Já o roteiro é de Kôji Susuki & Yuga Takahashi. No elenco temos Fuka Koshiba, Kazuma Kawamura, Mario Kuroba, Hiroyyki Ikeuchi, Yuki Yagi, Naomi Nishida, Hiroyuki Watanabe.
A história de O Chamado 4
A produção se inicia com a notícia de que diversas pessoas no Japão estão morrendo um tempo depois que assistem um vídeo amaldiçoado. Tais tragédias acabam virando entretenimento para os veículos de tv e redes sociais. Ayaka Ichijo (Fuka Koshiba), uma estudante de pós-graduação extremamente inteligente e com um QI acima de 200 participa de um programa de televisão juntamente com o místico Master Kenshin (Hiroyuki Ikeuchi) para debaterem sobre a onda de mortes. Os incidentes antigos sobre as mortes ocasionadas pela fita amaldiçoada são relembrados no programa. A partir daí se inicia uma disputa forçada entre ciência contra misticismo. Ayaka contra Master Kenshin.
Após o término do programa, Master Kenshin desafia Ayaka a assistir tal fita amaldiçoada. Entretanto, sua irmã mais nova assiste o conteúdo da fita por diversão. Desse modo, Ayaka tenta revelar o mistério que envolve o tal vídeo. Nesse interim, outros personagens se juntam a ela.
Um filme bobo que não dá para levar a sério, parecendo mais uma paródia
Embora a premissa da investigação científica sobre o fenômeno das mortes seja legal, não há como negar que O Chamado 4 é um filme no estilo “besteirol”. Só para exemplificar, nos créditos do filme, já tem “zoação” com cenas bastantes cômicas.
Em suma, o filme está lotado de personagens clichês como uma menina super inteligente, um rapaz galã, um esquisitão e um charlatão, O Chamado 4 falha ao em suas premissas. Durante todo o filme, temos teorias para solucionar as mortes e no final a solução apresentada é decepcionante.
A atuação dos atores principais em geral é boa, mas não consegue fazer com que seja um ponto positivo para o filme. Faltou sentido, seriedade, comprometimento com a história, com o gênero de terror. As cenas que deveriam assustar, ou são muito toscas, ou são de fato engraçadas. Em outras palavras, o filme não consegue trazer nenhum sentimento de mal-estar, choque, espanto, medo.
A fotografia do filme também não ajuda em nada. Tudo muito feliz, colorido, sem nenhuma atmosfera de filme de terror. Sem nenhum suspense. Sem imagens ou cenas que deixam mensagens implícitas do roteiro. Nada no filme ajuda a construir uma produção de terror.
Ademais, nem a gravação amaldiçoada da Samara me deu medo ou me deixou perturbado como as famosas cenas dos outros filmes da franquia. Parece somente que a Samara está usando uma GoPro (câmera de ação) acoplada na cabeça mostrando ela subindo no poço.
Vale a pena assistir O Chamado 4: Samara Ressurge?
A Samara não assusta. Nada no filme assusta. Na verdade, o que me assusta é uma produção dessa chegar aos cinemas como sequência das adaptações americanas.
Desse modo, O Chamado 4: Samara Ressurge só vale a pena ver nos cinemas se você quiser gastar dinheiro e tempo com um filme de comédia.
Enfim, com tantos outros filmes em cartaz neste momento, O Chamado 4 apenas ocupa um espaço que outras produções, inclusive nacionais, poderiam ter a oportunidade de serem exibidas para mais pessoas.
Ressalto que esta é apenas uma opinião de um crítico de cinema e fã da personagem Samara. Na verdade esse filme deveria desaparecer da franquia, podendo ser considerado uma desonra para este ícone da cultura pop.
De toda forma, caso queiram assistir ao filme no cinema, vão preparados para assistir a um filme de comédia.
O Chamado 4: Samara Ressurge estreia nos cinemas dia 27 de Abril.
Veja o trailer do filme: