“Clube dos Vândalos” é uma história baseada em fatos, inspirada no livro do fotógrafo Danny Lyon. O que começou como uma inspiração em filmes protagonizados por Marlon Brando se tornou realidade quando Johnny (Tom Hardy) decidiu transformar suas vontades em ação. Johnny é pioneiro em sua cidade ao fundar um grupo de motociclistas com seus amigos, onde eles se vestem de forma semelhante, se apoiam, se divertem e se defendem. No entanto, com o passar do tempo, o que antes era motivo de orgulho começa a se tornar um problema e foge um pouco do controle.

História de Machões Narrada por uma Perspectiva Feminina

O pôster oficial do filme deixa claro quem é o foco da história. O ponto de vista de Kathy (Jodie Comer) contribui para um equilíbrio, revisitando questões que não são necessariamente o foco principal, como o machismo. Mesmo que certas atitudes fossem normalizadas na época, é possível compará-las com comportamentos masculinos que ainda ocorrem atualmente.

Também é possível notar um certo romantismo na relação — não necessariamente amorosa — entre Johnny e Benny (Austin Butler). Austin, que com sua experiência em Elvis (2022), contribuiu de forma positiva e carismática para o protagonismo deste elenco. Além disso, a fotografia usa e abusa de ângulos que o favorecem, destacando seu charme e evocando o típico “bad boy” juntamente à estética do longa, que conta com a presença de uma quantidade enorme de cigarros, bebidas e poses típicas dos galãs da época.

Somado a isso, é impossível não se encantar com as cenas bem elaboradas pelo diretor de fotografia Adam Stone. Os cenários e composições têm o poder de nos transportar diretamente para a época retratada. As cores contrastantes e avermelhadas, juntamente com a granulação que adiciona o ruído necessário, dão mais vida e movimento às fotos estáticas do fotógrafo Danny Lyon.

No geral, “Clube dos Vândalos” não é uma história que vá marcar, trazer grandes emoções, ou reflexões. No entanto, é um ótimo entretenimento daqueles que nos despertam a vontade de tirar aquela jaqueta de couro velha do guarda-roupa, passar gel no cabelo e pertencer a um grupo de respeito reconhecido por todos ao seu redor.