O Dia da Posse apresenta Brendo, um jovem baiano estudante de direito que sonha em ser presidente do Brasil. Enquanto a realização do sonho não chega, acompanhamos o jovem preso no isolamento social causado pela pandemia. Assim, vemos Brendo vivendo seu dia a dia, conversando com a família, com colegas e junto com o diretor Allan Ribeiro.
A cada novo momento, vemos os jovens debater e sonhar com o mundo. Desse modo, lembrando coisas do passado e presente, e logicamente sonhando com o futuro. Brendo leva o documentário com sua energia e carisma, e busca estar sempre bonito para a câmera que o acompanha.
O documentário Dia da Posse estreia estreia hoje, dia 31 de outubro, e é distribuído pela Embaúba Filmes. Nesse sentido, o filme quer levar na narrativa misturando humor e reflexão, e junta com um dos momentos mais difíceis para o mundo.
LEIA TAMBÉM: 31 Filmes de Terror brasileiros para ver no Halloween
Confira o trailer:
O Dia da Posse – reflexo dos jovens
Um dos pontos que mais me chamou a atenção, é o sonho de Brendo ser presidente. Toda a criança sonhou grande um dia, pode ser que não queria ser presidente do seu país, mas queria algo extremamente complicado. Algumas conseguem realizar, outras precisam diminuir o sonho, e a maioria precisa desistir logo cedo. Desse modo, Brendo tenta a todos os instantes lembrar que esse é o sonho dele, e espera realizar daqui uns anos.
Nesse sentido, vejo o documentário como algo para as pessoas terem esperança nos seus sonhos. Mesmo que não consigam realizar ou seja muito difícil, ainda assim, é importante que tenhamos sonhos para alcançar. E essa é a beleza da humanidade, os sonhos, viajar nos pensamentos que podemos fazer mais por nós e também pelos outros.
O documentário consegue prender a nossa atenção pelo carisma de Brendo, mas também até onde vai esse sonho dele. Com isso, passamos a ter uma pequena esperança que ele possa se tornar presidente do Brasil, e que essa realização não seja só passageira na vida dele.
Isolamento social e esperança
Brendo e Allan Ribeiro dividem o apartamento em meio ao isolamento social de 2020, e em alguns momentos vemos eles olhando para os vizinhos vivendo o cotidiano daquele tempo. Mesmo com a pandemia, o jovem não perde sua ambição e vive seu dia a dia com esperança, e mostra sua vida para nós. Vemos em uma conversa de família, jogando conversa fora e tendo assuntos sérios sobre o mundo naquele momento, e até mesmo sobre o Brasil em si.
Além disso, também observamos ele na sua rotina diária de estudante, desse modo, conversando com colegas e amigos. Bem como, Brendo e Allan não perdem tempo, brincam, conversam, e produzem o documentário. Sendo assim, o isolamento não faz os jovens perderem a sua esperança, e deixam suas ambições sempre a frente.
O Dia da Posse exemplifica bem a forma que foi o isolamento para os brasileiros, e mostra as angústias do que aconteceu com muitos de nós. As conversas que Brendo teve com a família mostram um pouco, mas o sincero medo e desespero de todos nós, principalmente para quem ficou longe de quem ama.
O Dia da Posse – Personagem principal
Brendo consegue levar o documentário de maneira perfeita, o personagem tem uma dinâmica para fazer as pessoas se prenderem com suas ambições e sua vivência. A cada novo pensamento, o jovem traz a tona para refletirmos e olharmos para aquilo. Assim, o documentário não se perde em nenhum momento, a construção do personagem e da sua vida chamam a atenção para os telespectadores verem até onde o sonho dele chegará.
Desse modo, Brendo tem carisma para levar o filme para onde ele quiser, e faz isso de maneira simples só com seu jeito de ser. Ainda assim, você acaba torcendo para ele realizar todos os sonhos possíveis e impossíveis, para que a esperança dele nunca se acabe mesmo que demore com a vida acontecendo.
Vale a pena assistir?
O Dia da Posse vale muito a pena conhecer o documentário, e aprender um pouco mais sobre Brendo. E também para quem tem muitos sonhos “impossíveis”, porque ele até não realizar, mas sonhar é algo que nunca podem tirar de você nem mesmo de Brendo.
Assim, para quem gosta de ter ambições, o documentário é uma boa pedida. E ter uma esperança para o seu futuro sempre é algo bom, principalmente para quem tem sonhos grandes demais.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.