O milagre de Tyson é um filme de drama da produtora A2 filmes que fala sobre alguns dos desafios do protagonista autista Tyson (Major Dodson). A produção tem 103 minutos, foi dirigida por Kim Bass e estreiou no dia 14 de Junho de 2023 em alguns cinemas no Brasil.

Sinopse

Aos 15 anos, depois de uma vida inteira de homeschooling o personagem principal pede aos pais que passe a frequentar o colégio. Com o objetivo de aprender sobre o que sua mãe não consegue ensinar em casa, Tyson passa pelos desafios de ser um adolescente neurodivergente em uma escola pública. Apesar disso, durante um dia ajudando seu pai treinador ele descobre que gosta e quer correr competitivamente.

Cena de O milagre de Tyson
Foto: A2 Filmes

Fotografia

O filme tem uma fotografia ótima, cores bem trabalhadas e poucas cenas escuras. A maioria do longa acontece durante o dia ou em áreas internas com iluminação o que funciona muito bem e não deixa brechas pra filmagens ruins. Várias cenas acontecem em movimento, mas não são fatores que prejudicam a visão.

Elenco

As atuações são muito bem trabalhadas, com destaque para Major Dodson que realmente faz com que quem assista ache que o personagem tenha autismo. Em diversos momentos a fala e as ações de Tyson refletem perfeitamente o dia a dia de uma pessoa extremamente inteligente com espectro autista. De uma certa forma, também lembra um pouco o personagem Sheldon Cooper de The Big Bang Teory em alguns trejeitos.

Outro destaque são para os pais do protagonista Eloise (Amy Smart) e Sr. Hollerman (Rory Cochrane) ambos atuam extremamente bem. A mãe passa perfeitamente a energia de quem quer ajudar o filho a qualquer custo, inclusive forçando o pai a ser menos preconceituoso. Já o pai demonstra muita vergonha do filho e, em certos momentos, remorso por tratá-lo de formas desagradáveis.

Contudo, um destaque negativo é o personagem Aklilu (Barkhad Abdi), o amigo que tem papel central na trama tem uma atuação bem mediana. Os momentos de emoção ficam prejudicados pela falta de sentimento do personagem e tornam suas cenas, por mais que bem construídas, mornas.

Roteiro

O roteiro é interessante e a história é bem construída. Realmente é criado um clima de drama em vários momentos durante o filme. O bullying, o preconceito e a amizade são tópicos que premeiam a trama de maneira fluida, fazendo com que o público pense sobre o tema.

Direção

A execução do roteiro é boa, porém por mais que a maioria dos personagens cumpram bem os papéis, a atuação de uma das peças chaves do filme deixa a desejar. Apesar disso, outras cenas que tem funções principais no filme transparecem com êxito os sentimentos e o melhor fazem com que quem assista também consiga sentir eles. As cenas de tensão, raiva e recompensa são refrescos, além de bem construídas trazem toda a comoção necessária.

Por fim..

“O milagre de Tyson” é um ótimo filme recomendado para o público acima de 12 anos, ele aborda questões super importantes de uma maneira dramática, mas busca enfatizar da melhor forma o que realmente importa.