“Oferenda ao Demônio” é um filme de terror dirigido por Oliver Park (A Night of Horror: Nightmare Radio), baseado na mitologia judaica e apresenta o demônio Abyzou. A premissa do filme é interessante, ao explorar mitos religiosos pertencentes ao judaísmo, entretanto, não consegue dar uma maior profundidade ao mito, caindo nos clichês genéricos de filme de terror.
O filme foi gravado em Sófia, na Bulgaria. Seu elenco é formado pelos atores Allan Corduner, Paul Kaye, Nick Blood, Emm Wiseman, Jonathan Yunger, Daniel Ben Zenou, Nathan Cooper, Velizar Binev, Sofia Weldon, Boyan Anev, Jodie Jacobs e Yonko Dimitrov.
A história de “Oferenda ao Demônio”
O filme inicia contando um pouco sobre a história de Abyzou, um demônio feminino infértil, que vivia de inveja e rancor da humanidade. Em consequência disso, para se vingar da humanidade, Abyzou causava abortos espontâneos e matava crianças ainda no útero da mãe. Abyzou tem muitos nomes pelo mundo.
A produção foca na história do casal Art e Claire, que vão para o casarão de Saul, pai de Art, com o objetivo de se reconciliarem após informarem sobre a gravidez de Claire. Esse casarão também funciona como uma funerária. Entretanto, esse não era o único objetivo de Art. Como estava desesperado, por ter contraído muitas dívidas, ele quer fazer com que seu pai assine um documento dando o casarão como garantia ao banco.
Nesse ínterim, de desentendimentos, gravidez e aproximação familiar, temos esse aspecto da morte que cerca essa família de forma especial. Pelo fato de Art já ter trabalhado com seu pai Saul, ele ajuda a limpar o corpo de um cadáver que chega na funerária, motivo da morte: suicídio. Art vê um pingente no pescoço do cadáver e uma faca fincada no peito. Por um descuido, ele deixa o pingente cair e quebrar. Desse modo, ele liberta o demônio Abyzou que estava aprisionado, colocando seu bebê, esposa e demais pessoas que o cercam em risco.
Previsível em boa parte, mas com temática interessante e final surpreendente
“Oferenda ao Demônio” segue um arquétipo comum aos filmes do mesmo gênero, um casarão, uma família, um vacilo e o início de todo o problema.
Um ponto interessante da produção, é a motivação principal sem a qual não teria ocorrido toda a tragédia: o luto. Embora não aprofundado, o filme deixa a seguinte questão em nossas cabeças: “Até que ponto você está disposto a salvar alguém ou reencontrar alguém que já partiu?”
A fragilidade e a facilidade do ser humano de ser manipulado é outra questão interessante. Em diversos momentos, os personagens são manipulados por Abyzou de modo que eles fizessem tal coisa acreditando ser o certo, mas na verdade estavam fazendo conforme os desejos do demônio.
Embora o filme esteja cheio de jumpscares bem previsíveis, ele consegue travar a atenção do espectador.
Alguns personagens são apresentados de forma rápida, e pouco explorados. Na verdade, tirando os protagonistas, os outros personagens só servem para morrer ou resolver determinada situação e fim. Poderiam ter explorado a relação mais próxima de Heimish, um dos funcionários da funerária com o pai de Art. De toda forma, a interpretação dos atores é muito boa, contribuindo com o clima do filme.
Outro ponto alto do filme é o final. Embora confuso em diversas partes, a produção optou por seguir um caminho menos previsível, o que de fato, faz toda a diferença.
Vale a pena assistir o filme?
Como falado anteriormente, o filme acaba usando de diversos clichês e para os fãs mais fervorosos, isso pode ser um pouco decepcionante. Pela questão da previsibilidade, o filme acaba não assustando nos momentos de jumpscare, entretanto, a trilha sonora e o clima criado podem agradar muitas pessoas no cinema.
“Oferenda ao Demônio” não é um filme de terror pesado, embora seu título induza coisas mais bizarras. Ele entrega o que uma parte grande dos leigos quer ver. Uma história simples, com um desenvolvimento rápido, um desfecho que pode dar abertura para uma sequência, sem esquecer das cenas de susto e atividades sobrenaturais.
“Oferenda ao Demônio” estreia no dia 09 de fevereiro nos cinemas brasileiros.
Veja o trailer do filme:
Ótima resenha sobre o filme!
deu vontade de assistir hehe…
Assista sim! O filme é interessante. Poderia ser melhor mas é bom!