O Centro Cultural Banco do Brasil acertou em cheio ao escolher o espetáculo ” A Volta ao Mundo em 80 dias”. A peça produzida pela Companhia Solas de Vento encanta adultos e crianças.
A história desta peça você com certeza já conhece, ou pelo menos já ouviu falar. Afinal, ela é baseada em um clássicos da literatura, o livro de Júlio Verne. O espetáculo conta a história de Phileas Fogg um cientista francês que faz uma célebre aposta com seus colegas: dar a volta ao mundo em 80 dias. Para os mais novos, nascidos no mundo globalizado e adaptados às tecnologias de transporte e comunicação, – e até pra nós que nos acostumamos com todas essas facilidades – talvez esta aposta não pareça grandiosa, ou muito complicada. Mas, é preciso nos lembrar que o livro foi escrito em 1873 e que naquela época os meios de transporte, comunicação e até mesmo de informação estavam bem longe de ser o que temos hoje.
Mas, voltemos agora à peça de teatro. Dirigida por Carla Candiotto a peça possui um roteiro muito simples, mas nada simplista. Extremamente bem construído, o roteiro consegue cativar não só o público infantil, mas também aos adultos. Para as crianças Carla trás o lúdico, as brincadeiras, o riso solto, além de muita cultura e informação. E para os adultos temos a atenção aos detalhes o jogo com as imagens, com as palavras e com as câmeras. Sim há muitos trocadilhos e surpreendentemente, há câmeras! O elenco é composto por Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Que dão um show de técnica e improvisação, interagindo com o público de uma forma incrível e muito respeitosa.
E falando em respeito, há também sessões em Libras, o que eu achei fantástico. E além disso, é possível também ver ou rever os espetáculos no formato online através da página do Banco do Brasil no Youtube.
Ao final do espetáculo o sentimento que ficou em mim foi de encanto e alegria. Esta é sem dúvidas uma peça que eu gostaria de levar meus sobrinhos e que indico para todas as crianças que conheço. Já estou ansiosa para ver as outras peças da companhia.