Viagem ao centro da Terra é a segunda peça da Trilogia “Viagens Extraordinárias”, apresentada pela Companhia Solas de Vento. Nesta peça acompanhamos a história de Otto Lindenbrock, um geólogo meio maluco, Axel, seu sobrinho completamente atrapalhado e Hans, um guia nada convencional, que vão em busca dos segredos escondidos no centro da terra.
Dessa forma, esse trio maluco e improvável se envolve em diversas confusões e problemas ao longo do caminho. O que garante ao público muitas risadas, especialmente para as crianças que se divertem com as trapalhadas de Axel e com os trejeitos de Hans que é Alemão. Porém, não se enganem pensando que a peça agrada somente às crianças. Pelo contrário, em diversos momentos a peça trás piadas e brincadeiras direcionadas para o público adulto. Sendo assim, é aquele tipo de peça que foi feita para toda a família ir ao teatro.

Direção e Roteiro

Dirigido por Eric Nowinski, o espetáculo é extremamente rico em recursos audiovisuais. Primeiramente, a equipe utiliza bonecos, peças de madeira, câmeras e utensílios diversos como suporte para a narrativa. O que estimula ainda mais a imaginação e a fantasia do público. Neste ponto, damos destaque para o uso da câmera de teto, que traz pontos de vistas inovadores e bem criativos.

Em relação ao roteiro, vemos um texto enxuto e centrado, o que exige mais interpretação e atenção do expectador. O que explica o fato da peça ser indicada para crianças com um pouco mais de entendimento, sobretudo após os sete ou oito anos. Esta maior maturidade também será importante para a compreensão dos jogos de câmera e dos outros recursos visuais constantemente utilizados. Ainda sobre o roteiro, a peça peca por ter um final acelerado. Ou seja, que faz com que o expectador fique com a sensação de que algo importante foi esquecido entre o desenvolvimento e a finalização.

Por fim, é preciso dizer que essa peça faz parte de um conjunto de peças pensadas para serem acompanhadas, o final de uma leva para o começo da outra, uma boa sacada da companhia de teatro Sola de Vento.

viagem ao centro da terra
Fotos: Mariana Chama

Próxima parada : 20.000 Léguas Submarinas”

Duração: 50 minutos / Classificação indicativa: LIVRE (indicado para crianças a partir de 7 anos)
Temporada: 5 a 8 de agosto – sexta a segunda-feira
Dias e horários: sextas e segundas às 19h e sábados e domingos, às 16h. Sessão em Libras: dia 06 de agosto.
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Ingressos: R$ 30 (inteira) – à venda no APP e site Eventim (https://bit.ly/3nx7kEp ) e na bilheteria física do CCBB BH.