Filmes com a temática de possessão estão em alta ultimamente, entretanto, nem sempre a possessão que é o foco principal do filme. Este é o caso de “Possessão: A Vingança dos Mortos” (Forbannelsen em norueguês e Possession em inglês). O filme norueguês foi lançado originalmente em 2022 e é distribuído nacionalmente pela A2 filmes.
A produção, direção e roteiro é de Henrik Martin Dahlsbakken. O elenco possui por atores famosos da Noruega, como Jan Sælid, Eva Nergård e Tarjei Sandvik Moe. A produção foi filmada nas cidades norueguesas de Røros e Tolga.
Sobre a história de “Possessão: A Vingança dos Mortos”
O filme se passa em 1918, em pleno encerramento da da Primeira Guerra Mundial. O padre Lauritz Smith (Jan Sælid) e seu filho Oscar (Tarjei Sandvik Moe) retornam à Noruega após o trabalho missionário em Madagascar.
Eles vão construir uma nova igreja em uma pequena comunidade mineira, mas apesar dos avisos do gerente da mina Timann (Dennis Storhøi), o padre opta por iniciar a construção nas terras de Sami. Entretanto, acontece que este é um antigo cemitério, e logo coisas misteriosas começam a acontecer na área, ao mesmo tempo que a gripe espanhola está a caminho.
Um filme onde a “Possessão” é um mero detalhe
A premissa de “Possessão: A Vingança dos Mortos” é boa, entretanto a produção se perde dentre tantas ideias. Ambientar o filme numa época de encerramento da Primeira Guerra Mundial, em praticamente um vilarejo, traz todo um tom interessante para o expectador. Entretanto, o que deveria ser um filme de terror, se torna um filme de suspense e drama, onde o que assusta mais são os personagens do que as “assombrações”. O diretor acaba focando mais nos problemas, lutas e desvios psicológicos dos personagens, do que tratar em si da história que envolve as terras de Sami. O filme é repleto de intrigas sombrias entre vários personagens com diferentes desafios e motivações, alguns com conotações religiosas, em circunstâncias pandémicas com paralelos óbvios com o nosso tempo.
A atuação dos atores é muito boa, a ambientação é fantástica e a trilha sonora contribui e muito para um filme de terror. Mas o terror no que se refere ao sobrenatural ficou de forma sutil, em uma cena ou outra. Faltou coragem do diretor em explorar um pouco mais o sobrenatural. A sensação que dá, é que você fica o filme inteiro esperando algo mais medonho e acaba tendo uma conclusão frustrante perto do que foi prometido.
Vale a pena assistir “Possessão: A Vingança dos Mortos”
“Possessão: A Vingança dos Mortos” é um filme mediano, mas não entrega algo focado totalmente na possessão. Para quem gosta de assistir produções internacionais, não hollywoodianas, é uma boa opção. Mas lembrando, o foco maior do filme é as relações entre as pessoas e as questões psicológicas de cada um.
Por fim, “Possessão: A Vingança dos Mortos” está disponível na Apple TV.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.