A vida tem seus altos e baixos e de um momento para o outro pode te surpreender de diversas formas. E esse é o principal aspecto da narrativa do filme brasileiro “Reação Em Cadeia”, dirigido e escrito por Márcio Garcia.

Como o próprio nome sugere, o longa-metragem acontece com uma sucessão de vários fatos que irão transformar a vida de Guilherme, (interpretado por Bruno Gissoni), que aparentemente está numa fase incrível e tão sonhada da carreira como contador. Porém, situações irão abalar a realidade em que ele vive. O casamento vai mal, mas a carreira está fluindo perfeitamente. E é por esse caminho que a vida irá surpreender o protagonista.

Sinopse:

Em Reação em Cadeia, Guilherme (Bruno Gissoni), um tranquilo contador, descobre um grande desfalque na empresa onde trabalha. Graças ao fato, ele acaba se envolvendo em uma rede de corrupção que abastece o sistema político brasileiro.

Fotos: Divulgação do filme “Reação Em Cadeia”

O filme contém alguns clichês no quesito romance, mas é o que mantém a construção da história, que não tem o amor como foco principal, mas é o que auxilia no desenrolar da trama, que tem um trio amoroso. Alguns detalhes ficam um pouco desconexos com o que acontece com as pessoas quando tomam uma atitude durantes as cenas.  

Há momentos em que o raciocínio em relação aos sentimentos dos personagens parecem não fazer sentido, visto as situações que, especialmente o protagonista, precisa enfrentar depois das escolhas que fez, dando a ideia de um personagem ingênuo e confuso, especialmente dentro dos relacionamentos que mantém. Além disso, Guilherme tem uma filha, ainda criança, que também é uma base para o que virá acontecer até o desfecho do filme.

Mas há momentos extremamente interessantes, que acontecem do meio  para o final do longa-metragem. O telespectador se sente atraído pelas surpresas na vida de Guilherme e os possíveis planos que o personagem elabora para se livrar das situações tensas e perigosas que precisa encarar, o que de fato é um elemento que chama a atenção durante a história, trazendo quem assiste para o clímax do filme. O que gera a curiosidade para saber o que acontecerá no desfecho.

Outro ponto explorado e observado (caso se tenha um olhar mais aguçado) é o fato de fazer uma referência entre duas realidades. Entre o universo corporativo e empresarial e o mundo em que o tráfico e o crime são uma realidade, podemos perceber que há uma reflexão sobre como as leis entre as duas realidades podem soar diferentes de uma forma legal ou ilegal, mas que no final chegam ao mesmo destino na história em questão. 

Há essa conexão de fatos e como sugerido em diversas narrativas cinematográficas, sempre tem mais para se entender sobre uma obra do que uma sinopse pode nos mostrar.

A previsão de estreia do filme nos cinemas está marcada para o dia 16 de setembro. Se você é um fã de uma ação junto ao drama e gosta do cinema nacional, fica o resumo do que pode se encontrar na obra.