Red: Crescer é uma fera é uma produção da Disney e da Pixar, e está disponível no Disney+. Dirigido por Domee Shi, vencedora do Oscar pelo curta Bao, esse filme traz uma jovem de 13 anos que precisa aprender a lidar com as mudanças de interesse, relacionamento e físicas todas ao mesmo tempo.

Sinopse:

“A adolescência não é fácil. Ainda mais virando um panda-vermelho gigante. Conheça a vida de Mei.”
Foto: Divulgação Disney / Pixar

História [Spoiler]

Uma ancestral da família Lee que é homenageada em seu templo, iniciou uma conexão com os pandas vermelhos em sua época. Dessa forma, ela conseguia proteger sua família, passando o mesmo dom para suas filhas. Porém, nos tempos atuais, a herança genética se tornou uma dor de cabeça para as mulheres Lee. Assim, então, elas passaram a lacrar seus pandas internos em amuletos, e não terem mais que lidar com eles. Entretanto, Mei não sabe de nada disso quando começa sua transição.

Crítica

Com um enredo bem construído, os personagens, como Mei e Ming (sua mãe), se desenvolvem cena a cena. Bem como sua relação, que passa por afastamento, o auge da briga e respeito, no fim. Aqui, o panda vermelho é tido como fofo e atrai a atenção dos jovens. Assim uma visão diferente da que a família Lee segue.

Além disso, o início do filme no templo lembra uma outra animação da franquia, Mulan, a qual também é muito comprometida com seus ancestrais, o respeito a eles, e os deveres familiares.

Ao passo que os efeitos gráficos da animação ultrapassam a expectativa de detalhes, com um destaque para as gotículas na comida do pai de Mei, Jin Lee. Além das mudanças de iluminação e ângulos adequadas a cada momento.

Seguindo, então, para a trilha sonora, temos a banda 4Town. Suas músicas animadas se encaixam com a empolgação acelerada de Mei e suas amigas, bem como a sequência frenética de acontecimentos em sua vida. Porém, mesmo sendo o foco das ações ir para o show deles, as músicas não são tão marcantes como em Frozen, por exemplo. O filme não se aproxima da linha de musical, mas de um drama comovente e reflexivo.

Lições em “Turning Red”:

Em suma, temos uma jovem que enfrenta os desafios da adolescência, mas também da fase adulta. Com isso, cito a vontade por agradar a sua família, até passando por cima de sua vontade. Além da transformação da relação com a mãe para algo mais maduro e cercado de respeito. Ou, ainda, e parafraseando um conselho de Jin, o não se afastar do seu lado “feio”, mas, sim, aprender a conviver com ele.

Então, se você procura um filme para ver com as crianças, mas ainda encher os olhos d’água e refletir sobre comportamentos, aceitação e relações com aqueles que ama, Red: Crescer é uma Fera se encaixa no perfil.

Classificação: Livre

Veja, também, a matéria sobre Red: Crescer é uma Fera.

Ou, ainda, uma lista de animações da Disney com mulheres no centro.

Além disso, siga o Portal no Instagram.