Sofia Foi é um filme dirigido por Pedro Geraldo, e conta a história de Sofia após ser despejada do seu apartamento. Sendo assim, acompanhamos a jovem tatuadora passando uma madrugada vagando pelo campus da Universidade de São Paulo. Desse modo, o longa nos apresenta momentos de encontros e reflexões que marcam esse período decisivo.
Além disso, a obra combina ficção com documentário e explora a busca de Sofia nesses momentos de incerteza. Bem como, Sofia Foi também conquistou a premiação de melhor filme de diretor estreante no Festival de Marseille, em 2023. Assim como, a atriz Sofia Tomic, que interpreta a personagem, também ajudou na criação do roteiro.
Confira o trailer oficial:
LEIA TAMBÉM: Crítica | Quando Eu Me Encontrar reflete a vida em seu lado mais dramático e musical
SOFIA FOI
Nesse sentido, o longa nos leva a acompanhar esse tempo da jovem tatuadora e as incertezas que ela enfrenta. Com isso, podemos observar as angústias e frustrações que a personagem carrega com ela. Desse modo, em alguns momentos presenciamos que não precisa de falas para se identificar com ela. As dificuldades são sentidas e observadas por pessoas que acompanham a garota.
A personagem tem pequenas interações, algumas passageiras como é a vida e outras são pequenos momentos de aprendizagem. Dessa forma, nós vamos aprendendo sobre a personagem e as dificuldades enfrentadas por ela na USP. E tudo que a cerca parece querer ensinar uma pequena lição daquilo tudo. Sendo assim, a obra tem ocasiões de mostrar pequenas amizades, namoros e até mesmo confiança.
Desse modo, não podemos analisar o filme sobre uma ótica de apresentar grandes diálogos. Entretanto, é nas entrelinhas que a obra se constrói, ela vai te entregando os instantes e faz o telespectador pensar fora da sua caixa. Assim, Sofia Foi é sobre pertencimento e os desafios cotidianos de uma jovem no meio de tantos caminhos.
Fotografia e Percepções
Assim, Sofia Foi não fica somente no subtexto o que nos quer apresentar. Mas a fotografia é uma grande amiga do longa, em muitos momentos só vemos cenas que estão ali para serem sentidas ou observadas. Sendo assim, a obra consegue conversar de várias maneiras e não fica na mesmice.
Mesmo sendo um filme mais contemplativo, a fotografia ajuda nisso e deixa mais fluido as percepções que ele quer entregar. A direção conseguiu encaixar muito bem esses pontos, e trouxe detalhes mais ricos para a obra. Com isso, há situações no filme conversadas nas sutilezas e são apresentadas por gestos ou pequenos olhares.
Sendo assim, a fotografia e as percepções da personagem e das outras pessoas acaba sendo essencial para entender o filme. E isso engrandece ainda mais o longa e suas particularidades.
Vale a pena assistir Sofia Foi?
Não tem como ficar sem assistir ao filme, ele te ganha nos detalhes e sensações. Sendo assim, Sofia Foi é uma boa maneira de pensar sobre a vida, e como estamos correndo contra o tempo. Acompanhar a pequena rotina da personagem enquanto tem um grande problema por trás, faz com que nos enxergamos nela e observarmos que todos temos dificuldades.
A obra pode não agradar a todos pelo seu ritmo lento e com muitas exposições, mas se você der uma chance não irá se arrepender de sentir o filme. E muitas vezes só precisamos ter esse sentimento para aprender um pouco mais sobre a vida e o que nos cerca.
Sofia Foi é excelente e aborda pontos essenciais para muitas pessoas. E mostra uma direção ótima e um roteiro que sabe onde quer chegar com tudo.
Além disso, o filme estreia hoje (19/09) nos cinemas brasileiros.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram, X e Facebook.