Terrifier 2 é a sequência direta do polêmico filme de terror/horror Terrifier lançado em 2016 e que tem como protagonista o nosso querido palhaço Art. O filme foi alvo de diversas críticas positivas e negativas, e teve grande divulgação pelas redes sociais e outros meios de comunicação.

Houveram diversos relatos divulgados pela mídia de pessoas que chegaram a passar mal com as exibições, devido às cenas horrendas envolvendo mutilações, órgãos arrancados e muito sangue. Mas será que o filme merece realmente todo esse holofote?

Surpreendentemente, a produção tem 85% de aprovação da crítica e 80% do espectador no site Rotten Tomatoes.

A direção e roteiro do filme é de Damien Leone. Já a produção do filme é de Steven Della Salla, Phil Falcone, Jason Leavy, Michael Leavy.
Seu elenco é formado por David Howard Thornton, Jenna Kanell, Lauren LaVera, Catherine Corcoran, Samantha Scaffidi, Kailey Hyman, Katie Maguire, Casey Hartnett, Griffin Santopietro.

Terrifier 2 poster
Crédito: Divulgação

O início de Terrifier 2

O filme começa exatamente logo após o final de Terrifier. Ressalta-se que o primeiro filme termina com uma cena bem chocante, com Art (David Howard Thornton) ressuscitando no necrotério de Miles County. O legista ensanguentado, liga para a emergência pedindo socorro, entretanto as dores das feridas o impedem de falar. Art se aproxima e termina o seu serviço, matando o legista e ficando livre para as próximas vítimas.

Art sai do local, com o seu famoso saco de lixo preto, onde guarda suas ferramentas de trabalho (rsrs), e vai para a lavanderia lavar suas roupas. Nesse ínterim, até as roupas ficarem limpas, ele encontra uma garotinha igual a ele, e começam a brincar. Enquanto isso um homem que estava dormindo perto da porta, acorda e assusta com os dois. Nem precisa de falar o que acontece né? Logo em seguida temos a cena de Art já vestindo suas roupas limpas indo embora, deixando o homem morto para trás.

Terrifier
Art. Imagem: Cena do filme.

O núcleo principal do filme

Após isso, somos introduzidos ao núcleo da família de Sienna Shaw (Lauren LaVera), que é composta pela sua mãe Barbara (Sarah Voigt) e o irmão mais novo Jonathan (Elliott Fullam). Ela está se preparando para o Halloween que se aproxima. Essa data é importante, pois ocorre um ano depois do massacre do filme anterior. Sienna está muito empolgada com sua fantasia, que é uma espécie de guerreira com asas. A personagem que ela vestirá é criação de seu pai, um desenhista que morreu de forma trágica.

Jonathan é uma criança um pouco macabra, ele gosta de falar sobre fatos históricos envolvendo os nazistas e os horrores que eles causaram. Além disso, ele é fascinado pelo palhaço Art, inclusive está fazendo uma fantasia dele para o Halloween. Sienna se incomoda pela escolha do irmão, e sente que tem alguma coisa errada acontecendo.

Sienna após mexer em sua fantasia, vai dormir e tem um sonho, bem na véspera da data. Nesse sonho ela está como se fosse em um programa de televisão, onde simula uma cafeteria com muitas pessoas felizes que estavam cantando e dançando. Junto ao pessoal, vemos Art, que mata todo mundo. Um espetáculo de sangue. Sienna consegue fugir dele usando fogo. Enquanto isso, na vida real, supostamente devido aos produtos que estava usando para fazer sua fantasia, acontece um incêndio em seu quarto, queimando parte de sua fantasia.

Em síntese, no dia do Halloween, Art inicia outro grande massacre.

Em suma, a trama gira em torno de Art, a menina vestida de palhaço e o núcleo familiar e de amigos de Sienna. Levando a um desfecho interessante, místico e com muitas cenas nojentas com tripas, mutilações, canibalismo e muito sangue.

Sienna e Art. Terrifier 2
Sienna e Art. Crédito: Divulgação

Uma sequência melhor que a anterior e bem construída

Desde o início do filme, dá para perceber que houve um maior investimento na produção.

Diferente do primeiro filme, Terrifier 2 consegue ter uma história interessante, com aprofundamento em alguns personagens, de modo que você se aproxime mais deles. O problema desse aprofundamento é que você pode se decepcionar caso algum personagem que goste morra de forma inesperada e cruel.

Art não é somente um homem fantasiado, com mente de serial killer, a solta. Art é uma entidade do mal, algo acima da humanidade. Afinal de contas, nenhum humano, levantaria tranquilamente do necrotério após levar um tiro no olho.

Por mais que o filme aconteça nos dias atuais, percebe-se toda a preocupação em se fazer um filme que referencia a estética dos filmes de terror dos anos de 1980. O tipo de atuação, mais exagerada, os diálogos, a forma de corte do filme, além da trilha sonora, traz todo aquele climaa dos filmes trash daquela época. E isso não é um ponto negativo, pelo contrário, foi um grande acerto na produção.

Surpreendentemente, Art consegue ser mais cruel nessa sequência. Ele tem prazer em matar as pessoas, em ver elas suplicando por ajuda, sofrendo de dor. O espectador facilmente identifica o prazer de Art em cortar as pessoas, o prazer em aproveitar cada minuto de sofrimento, de horror de suas vítimas. Art não tem pressa em matar suas vítimas. Assim como seu nome, seus massacres são artes.

Sem dar spoillers, o filme possui ligação com o anterior, que são de fato importantes para o melhor entendimento da história. Inclusive temos a aparição de Miles County, a única sobrevivente do massacre realizado pelo palhaço no ano anterior. Digamos que ela é muito importante neste filme, inclusive na cena pós-crédito.

Art. Terrifier 2
Art. Crédito: Divulgação

Vale a pena assistir o filme?

Terrifier 2, certamente é um filme interessante e que vale a pena ser assistido. Por mais que seja considerado terror, ele não assusta. Entretanto o filme dá show como horror.

É lógico que não é recomendo para todos as pessoas. Como ele tem muito sangue e mutilações, pessoas mais sensíveis podem sim se sentir mal com as diversas cenas de mortes e torturas. Como dito, Art não preocupa em matar em si a vítima, ele as deixa agonizando e vai torturando cada vez mais. De toda forma, vejo um pouco de exagero da mídia, e talvez seja até uma tática mesmo para divulgar o filme, ao falar que diversas pessoas passaram mal assistindo o filme. Exagero ou não, é fato que o filme fez muito sucesso.

Em outras palavras, para quem gosta desse nicho de filme, Terrifier 2 vai agradar bastante os fãs.

Terrifier 2 está disponível para compra ou aluguel no Youtube, na Claro TV, na Vivo Play, no Google Play, na Microsoft, no Itunes.

Veja o trailer do filme: