O filme holândes se passa em um período final da Segunda Guerra Mundial, com todos os dramas e questões complexas da época um trem de judeus é abandonado por soldados nazistas. Simone (Hanna van Vliet), vê tropas russas se aproximando e vai falar com os soldados do Exército Vermelho. Após se identificarem como judeus holandeses, os exs-prisioneiros recebem ajuda das tropas soviéticas que invadem e dominam o vilarejo alemão de Tröbitz. Assim, começa a história das três mulheres que protagonizam o filme.

Divulgação: A2 Filmes

Simone judia holandesa, Winnie alemã e Vera snipper russa, passam a viver juntas com todas as adversidades do momento histórico. Dentro desse contexto, existem vários momentos de companheirismo e deslealdade entre elas, gerando uma amizade ineesperada. A trama bem encaixada não ressalta baixo orçamento, o longa cumpre seu papel de retratar a história real que compõe o enredo.

Trailer

Aspectos gerais

A fotografia é ótima com poucas cenas escuras e todo feito em cores neutras, realçando o cenário de guerra proposto. Diferente dos filmes hollywoodianos não existem muitos momentos de tensão ou conflitos, as emoções são intensas, mas transmitidas com tranquilidade. O elenco, não possui tantos nomes famosos mundialmente, particularmente eu conhecia apenas a atriz Hanna, que também é protagonista da série Anne+ da emissora BNNVARA.

O filme em si é uma produção bem feita, sem falhas de enredo ou problemas de atuação. A única coisa que realmente incomoda é um certo endeusamento americano presente na trama. Por ser um filme estrangeiro é no mínimo estranho que esse tipo de coisa aconteça. As três mulheres são identificadas facilmente, mas a esperança parece ser o mais o país norte-americano do que o fim da guerra. Vera em conversa com Simone inclusive fala que Hitler não é bom, mas Stalin também não, porém quando se trata dos americanos aparentemente não existem críticas.

Por fim, ressaltamos que o filme não é mais um clichê de guerra, mas também não traz grandes surpresas além das 3 protagonistas bem trabalhadas durante o longa. Entretanto, é ótimo poder assistir uma produção na qual a voz e o poder feminino estão em foco sem se tornar um grande esteriótipo do gênero. Contudo, o filme curtinho (100 minutos), é distribuído pela A2 Filmes e estreiou nos cinemas dia 8 de Junho de 2023.