Primeiramente, quem nunca leu um GIBI da Turma da Mônica ? Acho que todo mundo já leu, nem que seja na sala de espera do dentista! O novo filme, Turma da Mônica – Lições, com direção de Daniel Rezende e baseado na obra de Vitor e Lu Cafaggi traz muitas novidades e evoluções na história.
Lições é a continuação de Laços, primeiro filme live action da Turma da Mônica e que fez muito sucesso, levando mais de 2 milhões de espectadores aos cinemas. Laços agora tem uma pegada mais adolescente, já que os personagens cresceram.
Após um acidente ao tentar fugir da escola pq não fizeram o dever, os pais das crianças decidem afasta-las umas das outras, a ponto dos pais da Mônica trocarem ela de escola. Nessa nova e emocionante aventura, Cebolinha resolve bolar um plano infalível com Magali e Cascão para trazer a Dona da Rua de volta, mesmo que para isso precise recuperar o coelhinho Sansão para a amiga. Será que dessa vez o plano vai dar certo?
Direção de Turma da Mônica – Lições
Agora, Daniel Rezende traz agora uma proposta de fazer o jovem que assistir ao filme fazer uma auto reflexão sobre a infância, e faz isso de uma maneira bem divertida. Um dos pontos fortes nesse novo longa é a ambientação, a locação do filme é bem interiorana, mais próxima dos quadrinhos. Esse visual mais antigo, com um cuidado muito grande com os detalhes, com a fidelidade, carros antigos, roupas mais neutras, utensílios antigos, costumes mais interiorano.
O filme abusa das referências, principalmente com a inserção de personagens que não estiveram em Laços. A história agora conta novos personagens icônicos como Tina, Marina, Milena, Humberto, Do contra, e outros. Para quem é fã de verdade e cresceu lendo as histórias em quadrinhos realizará o sonho de ver materializado, personificado esses personagens. Outro ponto interessante é a ausência de tecnologia. Não tem celular, internet, redes sociais, nada nesse universo. Claro, hoje tudo é assim, mas no caso da Turma da Mônica isso faz muito mais sentido, não ter essas misturas.
Ainda em tempo, Turma da Mônica – Lições consegue homenagear bem a história das criações de Mauricio de Souza, que inclusive aparece bem mais nesse filme. Ele faz uma ponta maior que um simples camel, e quem faz uma pontinha nesse é a Mônica, filha de Mauricio e que inspirou a personagem.
Roteiro
O filme tem boas sacadas, muito mais divertido e muito mais emocionante. O espectador se diverte o tempo todo, com piadas inocentes porém bem engraçadas. O filme é muito emotivo então quem é mais sensível vai arrancar lágrimas. Essa abordagem sobre a mudança da infância para a adolescência, sobre os medos de crescer é um acerto no roteiro bem amarrado e bem construído.
Nesse sentido, esse nome Lições faz muito sentido, ele fala muito sobre coisas importantes, dando “lições” importantes pra nós adultos, sobre como é possível crescer sem deixar de lado a inocência da criança, como como é difícil largar a zona de conforto da infância em direção a vida adulta. Outro ponto que é um acerto, foi a abordagem do lado humano desses personagens. O filme trabalha muito bem nas dificuldades que cada um tem, o Cebolinha com o problema de fala, o Cascão de água, a ansiedade e compulsão por comida da Magali, e o egocentrismo da Mônica. Essas questões são abordadas de forma humana, propondo soluções de maneira muito sútil, engraçado e emocionante. Cada um consegue lidar com seus problemas individuais enquanto lutam pela separação dos amigos impostas pelos pais.
Atuações
Ainda falando dos personagens, vamos falar das atuações. (Giulia Benite) Mônica , (Kevin Vechiatto) Cebolinha, (Laura Rauseo)Magali e (Gabriel Moreira) Cascão arrasam. Agora eles estão adolescentes tbm, e é bem legal ver as mudanças de voz, comportamento, gostos. Como resultado, eles agora tiveram que mostrar mais habilidade para interpretar, porque o roteiro exigiu isso deles. Da mesma forma, tiveram mais espaço os personagens secundários, as novas inserções, como Marina (Laís Vilella), Milena (Emilly Nayara), Humberto (Lucas Infante) e Do Contra (Vinícius Higo, enfim revelado!)
Além disso, o filme conta com algumas participações especiais, Malu Mader, Isabella Drummond, Augusto Madeira e até mesmo Felipe Castanhari.
Enfim, esses acertos que superam os erros fazem de Lições um filme que você precisa assistir. Na minha humilde opinião, esse tipo de filme não precisa ser analisado sob aspectos técnicos, apesar de ter um roteiro muito consistente e uma direção super competente. E nem preciso falar da direção de fotografia, que consegue levar os quadrinhos para a tela.
Lições é um avanço importante nessa empreitada de dar vida aos personagens de Mauricio de Souza, mostra que ainda existe espaço para mais histórias, e a cena quase-pós-crédito deixa isso evidente, um novo personagem, MUITO QUERIDO, vem por ai!