Inveja é um dos sete pecados capitais, e ele é ponto que norteia Um Brinde ao Sucesso. E se de fato tem algo que pode ofuscar o sucesso de alguém é a inveja daqueles que o rodeiam.
A comédia francesa “Um Brinde ao Sucesso” é um daqueles filmes que você não espera muita coisa, porque parece habitar no universo das coisas obvias. Talvez seria verdade caso não fosse dirigido e escrito por Daniel Cohen, que trouxe para a tela situações fáceis de se identificar.
Dois casais de amigos vivem em harmonia até o dia em que Léa resolve contar que está a escrever um romance, um livro que logo se tornaria best-seller. Sua melhor amiga, Karine, possuída por um sentimento avassalador de inveja e amargura, resolve que vai escrever seu próprio romance, o que por consequência acende em seu marido Francis a vontade de viver todos seus sonhos enclausurados. Esse é um bom resumo, mas que não demonstra nem metade de tudo o que o filme apresenta.
Léa é casada com Marc, um vendedor industrial de alumínio, fascinado pelo seu trabalho e extremamente machista. Obvio que Marc não ficaria feliz em ver sua esposa, uma simples vendedora de shopping, se tornar da noite para o dia em uma celebridade. O ciúme também é um tipo de inveja, e assim como tal, coloca os relacionamentos em situações extremamente difíceis.
Acerto do diretor
O maior acerto de Cohen é mostrar o quão destruidor pode ser o sentimento de inveja, mas acerta mais ainda em mostrar que quando não nos deixamos abalar pelos sentimentos destrutivos dos outros, nada pode nos parar. Essa parte do roteiro é preciosa, porque não romantiza o desprezo, não romantiza o ciúme, não romantiza o menosprezo pelas conquistas alheias. Na verdade, o caminho escolhido por Cohen passa por outro lugar. Ele mostra que aqueles que invejam os outros na verdade ainda não se encontraram, e podem sim, acabar achando seu lugar ao sol.
As atuações são interessantes, Vincent Cassel (“Westworld”) e Bérénice Bejo (“O Artista’) dão o tom central de toda a história.
A produção, que acompanha a quebra de dinâmica entre dois casais de amigos após uma das mulheres, Léa, escrever um romance best-seller, estará disponível nas versões dublada e legendada para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, iTunes/Apple, Google/YouTube e Vivo Play.