Um Lugar Secreto (John and the Hole) é um suspense psicológico dirigido por Pascual Sisto e escrito por Nicolás Giacobone. O elenco da produção conta com grandes nomes como Michael C. Hall (Dexter), Jennifer Ehle (Orgulho e Preconceito) e Taissa Farmiga (American Horror Story). Exibido durante o Festival de Cannes de 2021, o filme chegou dia dia 22 de dezembro às plataformas digitais.

Sinopse

“O longa retrata a história de John, um menino de 13 anos cheio de questionamentos e dúvidas. Após encontrar um bunker abandonado perto de casa, ele decide prender seus pais e a irmã no local. Então, sozinho, ele aproveita a liberdade e começa a descobrir a vida adulta”

Um Lugar Secreto (2021)
Reprodução: Synapse Distribution

Crítica

Apesar do bom elenco e da premissa interessante, Um Lugar Secreto desperdiça a oportunidade de se tornar um bom filme. Isso se dá por uma série de fatores, como o roteiro confuso, o ritmo lento e descontínuo da história, e o incômodo causado no telespectador ao longo de todo o enredo.

Nenhum comportamento ou atitude dos personagens é explicado ao longo do filme, nem mesmo o motivo que levou John a prender sua família no bunker – que deveria ser a chave de toda a história. Além disso, a conduta do garoto e da família durante e após os acontecimentos é estranha e pouco desenvolvida. O longa também apresenta uma trama paralela completamente avulsa, que não agrega em nada à narrativa principal e não possui explicação alguma, assim, o enredo se torna ainda mais confuso.

Não há muito o que dizer da fotografia da produção, que utiliza uma escala de tons frios para criar uma atmosfera sombria na maior parte dos momentos. A trilha sonora também não se destaca, visto que a maioria das cenas são gravadas apenas com sons ambientes ou até mesmo sem som algum.

Por fim, o grande destaque da trama é a atuação de Charlie Shotwell, que interpreta bem um protagonista perdido e com traços de sociopatia. Apesar de os outros atores também não deixarem a desejar, a história não favorece os personagens, que apresentam diálogos secos e comportamentos artificiais. No fim, o bom elenco da produção fica prejudicado pelo roteiro e direção pouco dinâmicos, assim criando um filme confuso, que causa estranhamento e desconforto no telespectador.

Reprodução: Synapse Distribution