Uncharted: Fora do Mapa é o novo filme de Ruben Fleischer e estrelado por Tom Holland, Antônio Banderas e Mark Wahlberg. Baseado no jogo homônimo, Uncharted conta a história de Natan Drake, um jovem explorador que precisa encontrar um tesouro perdido para ter pistas de seu irmão mais velho Sam. O filme acompanha Natan antes das histórias que se passam no jogo, onde ele já está mais experiente. Mas será que Tom Holland que vive Natan está mais experiente?
Holland é o novo queridinho de Hollywood, e não atoa, já que o jovem participou dos principais filmes de bilheteria dos últimos anos. A história do jovem ator, entretanto, começa muitos anos antes disso, e sua carreira tem uma construção bem sólida. Uncharted não exige de Tom que ele saia muito da sua zona de conforto, já que a aventura é repleta de cenas de ação com malabarismos, pulos, e muita pancadaria, exatamente o que ele viveu em Homem-Aranha. Sua atuação é bem eficiente, o que quer dizer que não supera nenhuma expectativa. Isso de certa forma é bom, porque não desaponta e mantém o jovem ator no lugar em que está. Mas para o filme talvez isso não seja tão bom se quiser virar franquia.
Por outro lado Mark Wahlberg apresenta o que se espera dele, uma atuação profissional. A sintonia entre Mark e Tom é talvez o ponto mais importante da atuação, os dois parecem ter atuado várias vezes juntos tamanha a sinergia em tela. Isso é importante para o filme não ficar chato e maçante. Matt Holloway e Art Marcum ( Morbius) assinam o roteiro, que entrega uma aventura bem clichê, mas que nesse caso faz bastante sentido quando se leva em consideração que é baseado em um jogo, porém, sem beber muito da fonte original, já que o filme aborda um Natan ainda descobrindo suas habilidades.
As atrizes Sophia Taylor Ali e Tati Gabrielle são excelentes e arrasam em seus papeis. Tati entrega uma das melhores vilãs que eu vi no cinema nos últimos tempos, fria e sanguinária, sem medo de explorar os clichês que todo vilão precisa ter. E claro, Antônio Banderas, um dos maiores atores de hollywood faz parte do elenco e arrasa.
O que realmente impressiona em Uncharted é a fotografia, as tomadas externas são realmente maravilhosas. As cenas gravadas na Espanha dão um tom bem “Indiana Jones” ao filme. As locações escolhidas trazem para a tela os ambientes vividos no jogo. Isso é ponto positivo para quem quer entregar um fan service de qualidade. Será que consegue? É bom avisar que o filme está repleto de referências e easter eggs e tem uma cena pós-crédito.
Enfim, Uncharted cumpre o que promete e entrega um filme de aventura, com cenas de ação de tirar o fôlego. Atores e atrizes maravilhosos, atuações dignas e um final que deixa uma margem enorme para uma continuação.