“Não se pode substituir ninguém, porque todo mundo é uma soma de pequenos e belos detalhes” é uma frase que costuma circular muito pelas redes sociais. Ela faz parte de uma das trilogias mais conhecidas e amadas do cinema: A trilogia do “Antes”.
Composto por três filmes – Antes do Amanhecer (1995), Antes do Pôr-do-Sol (2004) e Antes da Meia-Noite (2013) – ela ganhou status de clássico. Na história, acompanhamos o jovem americano Jesse (Ethan Hawke) e a francesa Celine (Julie Delpy). Após se conhecerem em um trem na Europa, os dois logo começam a conversar e criam uma conexão inexplicável.
No entanto, Jesse tem que ir para Paris no dia seguinte e ela deverá retornar para os Estados Unidos. A fim de passar mais tempo juntos, Jesse convence Celine a descer com ele em Veneza, onde ele ficará perambulando até o outro dia, pois não tem dinheiro para um hotel.
Assim, eles passam a noite inteira passeando por lugares lindos, históricos e repleto de significados. Nesse tempo, os jovens trocam diálogos longos e repletos de reflexões. Política, família, questões sociais e amor são alguns dos temas discutidos, de forma muito sensível, com frases que nunca ficam velhas.
A fim de explorar mais um pouquinho o mundo criado pelo diretor Richard Linklater, resolvemos trazer algumas curiosidades sobre a trilogia do Antes. Veja a seguir:
Baseado em uma história real?
Richard Linklater se inspirou no romance que viveu com uma garota chamada Amy Lehrhaupt para criar a história. O romance aconteceu em 1989 e foi bem parecido com o enredo do primeiro filme. No entanto, eles não tiveram o mesmo final que os nossos queridos Jesse e Celine. Com o tempo, eles se afastaram e Amy morreu em 1994. Contudo, o cineasta só soube do ocorrido em 2010.
Os atores ajudaram a montar os personagens
O diretor convidou Ethan e Julie para participar dos filmes não apenas como atores, mas também como criadores. Assim, ambos ajudaram Richard a criar os personagens do zero.
Além disso, muitos diálogos foram ideias dos atores. Eles também puderam escolher o nome dos personagens. Em entrevista, Ethan contou que apenas escolheu o nome Jesse porque tinha um primo com esse nome e sempre odiou o seu próprio.
O filme foca na beleza do comum
Diferente dos filmes de super-heróis ou ação, a trilogia do Antes não tem cortes rápidos ou muitos acontecimentos. Pelo contrário, o diretor foca em longos diálogos, em um ritmo que se assemelha ao cotidiano. No entanto, isso não torna o filme entediante ou menos inspirador.
Para o cineasta, a nossa vida é muito emocionante e pra isso não é preciso ter tantas aventuras ou acontecimentos épicos. Para ele, a conexão com outra pessoa é uma das coisas mais incríveis que pode acontecer com alguém, o que é retratado no longa.
O quarto filme quase aconteceu
Seguindo a lógica da franquia, que lança um novo filme a cada 9 anos, a nova produção da trilogia do Antes deveria ter sido lançada em 2021. No entanto, a atriz Julie Delpy recusou o convite do diretor para participar de uma quarta parte dessa história.
Em entrevista ao Telerama, a atriz contou que estava frustrada com a carreira e pensava em seguir outra profissão. “O inferno que passei para produzir meu filme me deixou exausta. Eu disse não ao Richard Linklater para a quarta parte dos filmes Antes do Amanhecer. Achei que talvez pudesse voltar para a escola. Eu daria uma médica muito boa, por exemplo! Mas eu gosto de criar, de contar histórias, é mais forte do que eu”, contou Julie.
Dia próprio
O sucesso foi tanto, que o filme tem até uma data de celebração. Todo ano, no dia 16 de julho, os fãs postam frases do longa. Afinal de contas, foi nessa data que Jesse e Celine marcaram de se reencontrar (algo que é desenvolvido nos outros filmes).