Inspirado na famosa história de Bram Stoker, o escritor Fauno Mendonça lança romance inédito “D. e o Procurador”, sobre o passado de um dos vampiros mais famosos da história. A nova obra do autor Fauno Mendonça promete ser um prato cheio para os amantes de Drácula, eternizado como um dos grandes arquétipos do vampirismo na literatura.
LEIA TAMBÉM: Crítica – Drácula: A Última Viagem de Demeter
Sobre “D. e o Procurador”
Na obra, acompanhamos o famoso personagem de Bram Stoker em eventos que se passam antes da chegada de Jonathan Harker à Transilvânia, Assim, dando aos fãs uma nova oportunidade de explorar o passado do maior ícone vampiresco da literatura. Em “D. e o Procurador”, Drácula contrata um procurador para ajudá-lo na compra de propriedades pela Inglaterra e também na busca por sua amada, Elisabetha.
O livro nos permite conhecer perspectivas ainda não exploradas na história do famoso imortal. Como amores do passado e as experiências vividas na Ordem do Dragão, instituição cristã que defendia ideiais religiosos e lutava contra os turco-otomanos. Contudo, o procurador Connor Burke, também toma parte do protagonismo na obra, nos permitindo conhecer seus conflitos sentimentais e dilemas nacionalistas durante a era vitoriana.
Embora não fosse sua intenção inicial, Burke se torna o representante oficial do nobre misterioso. E, mesmo consciente dos riscos envolvidos, o procurador irlândes permance comprometido em sua missão. Assim, enquanto cumpre a promessa feita ao vampiro, ele mergulha em reflexões profundas sobre o propósito de sua vida e para se reconectar com suas raízes.
A narrativa de “D. e o Procurador”
A narrativa do livro nos mostra tanto as reflexões do conde, quanto as vivências do procurador e sua necessidade de fugir do vazio existencial. O autor explicou um pouco sobre:
“Demonstro com maior clareza que Drácula tem um lado humano tal qual um homem comum que procura felicidade, amor e
Fauno Mendonça, autor de “D. e o Procurador”
paz. Usando o Connor, mostro que todos devem ter um propósito de vida. Inclusive, o conde, por ser uma criatura antiga e mais sábia, dá ensinamentos ao procurador para ele encontrar seu caminho”
Dessa forma, Fauno Mendonça consegue se aprofundar em aspectos psicológicos dos personagens, assim como a cultura e os problemas políticos, sociais e econômicos vivenciados na época.
Portanto, o autor descreve eventos anteriores aos principais acontecimentos de “Drácula“, refletindo sobre as origens de personagens não exploradas por Bram Stoker. Tudo isso, em uma narrativa gótica que conquista apaixonados por ficção e história. Além disso, “D. e o Procurador” vai além do gênero de terror ao abordar questões universais das nações e desvendar as contradições humanas.
Sobre o autor do livro
Fauno Mendonça é nascido em Goiânia, e em 1990 se formou em Direito. Por anos, atuou como advogado e hoje atua no Poder Judiciário, em Brasília. O autor já tem cinco livros publicados: ” “A Busca dos Loucos”, “Ao Norte do Silêncio”, “Encontre-se” (também disponível em audiolivro), “Bragof” e D. e o Procurador.