A nova série “Da Inclusão ao Pódio” irá explorar as jornadas pessoais e profissionais dos atletas paraolímpicos brasileiros. Com estreia marcada para o dia 26 de agosto, a série contará com quatro episódios de 20 minutos cada.
Durante cada episódio, a série buscará revelar as diversas camadas do Movimento Paralímpico no Brasil. Assim, “Da Inclusão ao Pódio” abordará questões como inclusão, representatividade e a importância de referências positivas.
Os dois primeiros episódios serão exibidos no dia 24 de agosto, às 21h30, no Canal sportv 2. No entanto, os dois episódios finais irão ao ar apenas no dia 27 de agosto, no mesmo horário. Após a sua exibição no canal, a série completa estará disponível na plataforma de streaming da GloboPlay.
Por fim, veja o trailer a seguir:
O trailer nos apresenta uma prévia de como será a série, contando com depoimentos de atletas, familiares e professores. Além disso, cada episódio terá o foco em uma temática específica, proporcionando uma visão abrangente do esporte paralímpico no Brasil: desde a infância de jovens atletas até a preparação para as competições internacionais, como os Jogos Paralímpicos de Paris.
“Cada episódio tem seu próprio nome. E o primeiro se chama ‘Tirem as crianças de casa’, porque na nossa pesquisa percebemos que muita gente que tem filhos com algum tipo de deficiência nem sempre os levam para fazer atividades fora de casa, deixam eles no sofá vendo televisão, não querem mostrá-los para a sociedade. Tirar as crianças de casa é fundamental para a família, sociedade e, claro, para as próprias crianças. Para que elas possam se inserir e para que as outras pessoas, ao conviverem com elas, possam enxergar todo seu talento e potencial. Devemos conversar muito sobre isso. E quanto mais se falar sobre o assunto, mais ele se normaliza e deixa de ser tabu”, conta o diretor e roteirista André Bushatsky.
Conheça os atletas
Por meio de depoimentos, a série explora temas como a inclusão social através do esporte e os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Dessa forma, ela visa incentivar as novas gerações e mostrar a importância da representatividade.
Entre os atletas destacados na série estão:
“Jamais imaginei chegar a seleção e construir toda essa carreira”, conta Willians Araujo (Judoca).
Além disso, a série também inclui depoimentos de Mizael Conrado e Yohansson do Nascimento, presidente e vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), entidade responsável pela organização e promoção do esporte paralímpico no Brasil.
Leia também: Leituras Esportivas: 4 Livros para os Amantes do Esporte
Importância da série
De acordo com Mizael Conrado, presidente da CPB, “Da Inclusão ao Pódio é uma série extremamente importante para mostrar como o esporte paralímpico é feito no Brasil, tanto nas arenas esportivas quanto nos bastidores. “A produção também vai ao encontro de uma das missões do CPB, que é colaborar para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade em todas as áreas por meio do esporte”, conta Conrado.
Para ele, a divulgação da série no Sportv e no Globoplay é uma ótima forma de conversar com um público mais jovem. “Esperamos que mais crianças e adolescentes conheçam o esporte paralímpico, aumentando o número de praticantes para mantermos o alto nível brasileiro em missões internacionais”, finaliza Mizael.
“Da Inclusão ao Pódio” é uma produção Bushatsky Filmes com apoio da CPB e Toyota. Trata-se de uma série que busca inspirar a sociedade e as novas gerações por meio de histórias emocionantes.
Redatora em Experiência sob supervisão de Geovana Sá
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram, X e Facebook.