Considerado o maior dançarino do século XX e um ícone queer, o bailarino russo Rudolf Nureyev, foi uma verdadeira “Dancing Star“. Com o lançamento do álbum “Nonetheless” previsto para 26 de abril, a dupla Pet Shop Boys, formada por  Neil Tennant e Chris Lowe, divulgou o segundo single de sua nova era.

Conhecidos por popularizar o synth-pop, estilo que surgiu na era pós-punk nos anos 60′, mas teve mais reconhecimento entre as décadas de 80′ e 90′, os Pet Shop Boys são considerados pioneiros no cenário britânico. Escute a nova faixa:

Em homenagem ao dançarino russo Rudolf Nureyev, “Dancing Star” celebra a ousadia e o talento do artista, que fugiu da Rússia e da KGB para seguir seus sonhos de forma livre, sendo a pessoa que sempre desejou ser. Isso porque o russo se assumiu gay durante a União Soviética, época em que a homossexualidade era crime no país.

Em um dos trechos da música, os Pet Shop Boys conseguiram traduzir muito disso em pequenos versos: “mas você sabia que precisava correr o risco, você quebrou as regras de novo e de novo“.

Para muitos, Nureyev é um artista visto como um ícone queer corajoso, que até o fim da sua vida lutou para estar dentro do cenário artistico. Assim, após contrair o vírus da AIDS, ele não pôde mais atuar como bailarino e migrou para área da música, onde se tornou maestro.

Bailarino russo Rudolf Nureyev atuando como maestro
Foto: divulgação

Dancing Star marca uma nova era

A nova era da dupla também ressoa com a história do artista russo. Com a produção de James Ford no novo álbum, ele traz não somente os arranjos ousados, mas também letras que carregam reflexões e temas comuns se tratando de sentimentos humanos.

Dessa forma, o primeiro single da era, “Lonelilness“, chega com um clipe com indicação +18 que também retrata bem esse cenário:

Você pode ouvir os novos singles e acompanhar a contagem regressiva para o lançamento do álbum pelo Spotify.