Alerta: A reportagem a seguir fala de violência de várias formas. Se você é sensível a esse tipo de conteúdo, por favor, não prossiga com a leitura, ou leia com cautela.
O Dark Romance é um gênero literário que mistura romance com temas antiéticos e tabus, como sequestro, agressão e abuso sexual. O consumo deste tipo de leitura tem crescido nos últimos anos, especialmente no TikTok. Não é um gênero fácil de agradar, mas conta com uma grande legião de fãs nas redes sociais.
Uma reportagem publicada no Estadão em 2024, demostra que este gênero literário acumula 1,6 milhão de vídeos publicados no TikTok. Além disso, a hashtag #darkromancebooks (livros de Dark Romance) soma mais de 1 milhão.
Os personagens do Dark Romance flutuam entre o certo e o errado. Nesse sentido, eles trazem uma ambiguidade. Porém, a história não se desenvolve de modo a criticar as relações conturbadas. Aqui, isso é visto como um romance do ponto de vista do vilão. Para mostrar que eles também “amam”.
“Dinâmicas de poder entre um casal e os limites entre submissão e dominação são explorados. Cenas de sexo são comuns, mas não acho que sejam obrigatórias”, diz Julia Barreto, editora da Harlequin, selo de romance e ficção feminina da HarperCollins.
Os mocinhos (vilões) da história
Tipicamente do gênero de romance, a protagonista é uma mulher. Logo, para completar o enredo principal, existe um homem que vai ser seu par romântico. Porém, ele não é tão perfeito assim.
O mocinho/vilão do Dark Romance vai muito além do badboy que protagoniza romance nos livros. Neste gênero literário, grande parte são integrantes de máfias, criminosos procurados ou fazem parte de alguma rede de tráfico. Assim, costuma ter cenas de sexo explicito, além de violência verbal, física e sexual.
Enredos onde a mocinha se apaixona pelo “stalker” também são comuns. Diversos livros do gênero contém um aviso de gatilho de CNC (consensual não consensual) e consentimento duvidoso, além de alerta para cenas de sexo com “armas, sonofilia, bondage e humilhação”.
Por que o dark romance é tão popular?



De acordo com a psicóloga Ester Mendes Pereira, a popularidade faz parte de um interesse natural do ser humano naquilo que é proibido ou chocante.
Mas para além de mulheres protagonistas em predominância neste gênero literário, as autoras também são do sexo feminino. Qual o sentido de mulheres escreverem obras onde o par romântico as machuca? Ester informa que pode estar relacionado a uma parte mais íntima da feminilidade, tendo em vista o teor sexual que se encontra na maioria das histórias nesse estilo
“No caso das mulheres, a sexualidade acaba sendo um tabu maior, e o fato de esses romances explorarem isso pode atrair mais esse público”, explica.
Nesse sentido, no Dark Romance existe um erotismo machista presente nas obras. Assim, é importante diferenciar a fantasia da realidade. Em especial neste gênero, pois a maioria dos consumidores são jovens.
“Quando a gente vê a nova geração lidando com o TikTok, elas vão reproduzir de outras formas determinados comportamentos machistas que estavam lá atrás e que elas aprendem, que nem com a geração anterior” relata André Almeida, psicólogo e especialista em sexologia a Metrópoles.
Leia também: Halloween: Conheça a biografia do casal Ed e Lorraine Warren
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram