Darkest Dungeon foi uma das grandes revelações dos jogos de RPG criados pela Kickstarter. Mostrando que é possível fazer jogos de qualidade com apoio da comunidade gamer, criatividade e competência.

Primeiramente, esse é um típico RPG roguelike inspirado nos clássicos antigos 2D, mas com uma arte sombria gótica e uma narrativa inspirada em H.P Lovecraft. Sendo assim, é um jogo de aventura muito difícil, focado em sobrevivência e exploração, sendo necessários perder muitas vezes para dominá-lo.

O jogo se resume em um ciclo de acordar na cidade administrar os itens e a qualidade de vida dos heróis do grupo. Após fazer isso você seleciona o calabouço que vai explorar e os heróis e itens que vai levar. Cada calabouço tem inimigos, armadilhas, e chefões próprios, assim como missões que precisam ser cumpridas para receber um tesouro além do que você consegue ao explorar.

imagem tirada do trailer oficial de darkest dungeon
Darkest Dungeon

Jogabilidade

Parece simples, mas na verdade é extremamente difícil porque é feito com um alto custo para os heróis. Eles ficam doentes, sofrem de transtornos psicológicos, e desenvolvem comportamentos tóxicos com o grupo. Então isso faz com que eles roubem um item que você achou ao explorar, xinguem seus companheiros durante o combate, se recusem a ir para uma aventura entre outras reações interessantes.

Por isso que após cada aventura você volta para cidade e administra seus recursos e a qualidade de vida dos heróis. Coloca eles para irem no bar afogar as mágoas, no templo para aliviar o stress, no hospital tratar dos transtornos e doenças, no ferreiro para melhorar suas armas e armadura, e muitas vezes para ver o cemitério cheio de seus companheiros mortos em batalha.

Todo esse sacrifício para enfrentar a Darkest Dungeon o último calabouço da antiga propriedade de seu antepassado. Que guarda a razão do aparecimento de todos os monstros terríveis que assolam esse reino, assim como a razão de sua luta contra esse mal que parece vir de outro mundo.

Foi criado pela Red Hook Studio e financiado pelo Kickstarter em 2014, chegou no patamar de 300 mil dólares. Sendo lançado em acesso antecipado na Steam em 2015.

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