Darkest Dungeon foi uma das grandes revelações dos jogos de RPG criados pela Kickstarter. Mostrando que é possível fazer jogos de qualidade com apoio da comunidade gamer, criatividade e competência.
Primeiramente, esse é um típico RPG roguelike inspirado nos clássicos antigos 2D, mas com uma arte sombria gótica e uma narrativa inspirada em H.P Lovecraft. Sendo assim, é um jogo de aventura muito difícil, focado em sobrevivência e exploração, sendo necessários perder muitas vezes para dominá-lo.
O jogo se resume em um ciclo de acordar na cidade administrar os itens e a qualidade de vida dos heróis do grupo. Após fazer isso você seleciona o calabouço que vai explorar e os heróis e itens que vai levar. Cada calabouço tem inimigos, armadilhas, e chefões próprios, assim como missões que precisam ser cumpridas para receber um tesouro além do que você consegue ao explorar.
Jogabilidade
Parece simples, mas na verdade é extremamente difícil porque é feito com um alto custo para os heróis. Eles ficam doentes, sofrem de transtornos psicológicos, e desenvolvem comportamentos tóxicos com o grupo. Então isso faz com que eles roubem um item que você achou ao explorar, xinguem seus companheiros durante o combate, se recusem a ir para uma aventura entre outras reações interessantes.
Por isso que após cada aventura você volta para cidade e administra seus recursos e a qualidade de vida dos heróis. Coloca eles para irem no bar afogar as mágoas, no templo para aliviar o stress, no hospital tratar dos transtornos e doenças, no ferreiro para melhorar suas armas e armadura, e muitas vezes para ver o cemitério cheio de seus companheiros mortos em batalha.
Todo esse sacrifício para enfrentar a Darkest Dungeon o último calabouço da antiga propriedade de seu antepassado. Que guarda a razão do aparecimento de todos os monstros terríveis que assolam esse reino, assim como a razão de sua luta contra esse mal que parece vir de outro mundo.
Foi criado pela Red Hook Studio e financiado pelo Kickstarter em 2014, chegou no patamar de 300 mil dólares. Sendo lançado em acesso antecipado na Steam em 2015.
uma review bem feita