Um dos maiores clássicos do cinema e da ficção científica é, sem dúvida, a trilogia de De Volta Para o Futuro. Lançada em 1985, a saga trouxe diversas ideias a respeito do futuro e o mundo que nos aguardaria para o século XXI. Contudo, o tal futuro do filme já chegou! Será que o filme acertou alguma previsão?

Mas antes de continuarmos, vale lembrar que o a trama gira em torno da amizade do jovem Marty McFly (Michael J. Fox) e o excêntrico cientista Doc Brown (Christopher Lloyd). Com a direção de Robert Zemeckis, o longa traz também a viagem temporal da dupla para o passado e que devem então voltar para o seu presente – ou acabar no futuro e tendo que voltar no tempo, como foi no segundo filme.

Dessa forma, De Volta Para o Futuro fez diversas previsões sobre o futuro em si, principalmente referente a tecnologia. Agora que vivemos este futuro, podemos dizer que, de fato, algumas previsões ainda não se tornaram reais, como o skate e carros voadores ou formas de converter o lixo em energia e uma certa jaqueta tecnológica. Contudo, outras várias previsões se concretizaram, sim!

As previsões de De Volta Para o Futuro que deram certo (ou quase)

doc brown marty mcfly
Imagem: Reprodução

Smart Home ou Casa Inteligente

Uma das maiores virtudes tecnológicas atuais se refere a ter o controle de toda a sua casa, seja via Inteligência Artificial (IA) ou então por um simples comando de voz. Estamos falando das Casas Inteligentes, que é nada mais e nada menos que uma IA integrada no sistema da casa. Dessa forma, a IA pode aprender seus horários e sua rotina, para então facilitar e controlar o seu lar. Um exemplo disso seria uma cafeteira saber que toda as manhãs ela deve fazer um café sozinha.

Além disso, também já podemos pedir as coisas apenas ativando as IAs com um simples Alexa, Siri ou um “Ok Google“. Dessa forma, a sua casa consegue acender as lâmpadas sem você sair do lugar, ou trocar de música, por exemplo.

Contudo, vale lembrar que o conceito e a tecnologia já existem e são recentes, ao mesmo tempo em que não se encontra em todas as casas por aí, devido ao seu alto valor que não a torna tão acessível no momento.

Adeus LDs e CDs

Já que falamos de música, então temos que comentar sobre um dos maiores acertos do filme: o fim dos LD’s e CD’s.

Para quem não se lembra ou não conhece, os LD’s (ou LaserDiscs) eram também conhecidos como “bolachão” e parecia um disco de vinil, só que menor. Eles foram aposentados e trocados pelos CD’s com o tempo, o quais, por sua vez, também começaram a ser substituídos. Você ainda pode encontrar os CD’s por aí, mas a sua presença na sociedade atual diminuíram muito com o avanço da tecnologia.

Hoje em dia, a música tem tido mais espaço pelos streamings, como Spotify e Youtube Music ou Deezer. Porém, há ainda quem prefira ter aquele álbum ou single em sua versão física.

Drones e suas diversas utilidades

de volta para o futuro drone
Imagem: Reprodução

Assim como as Casas Inteligentes, os Drones podem ainda não ser tão acessíveis, contudo, já é uma tecnologia cada vez mais frequente na vida de muita gente sendo mais e mais visível no dia-a-dia com o passar do tempo.

No filme, os drones são usados para atividades aleatórias e cotidianas, como passear com o cachorro, por exemplo. Curiosamente, em 2017, a Ford Europa criou o conceito inovador referente a drones. Isso é, usar drones como guia para cegos, para primeiros-socorros e até mesmo, como no filme: levar o cachorro para passear.

Um mundo de computadores

Assim como os drones e as máquinas fazem parte do cotidiano no filme, a nossa realidade também segue a mesma direção. Ou foi até mais além: os computadores ficaram tão presentes em nossa vida, que viraram uma parte importante do dia-a-dia das pessoas.

Aliás, tais computadores tornaram-se tão presentes da sociedade atual, que até para comprar um lanche, o consumidor precisa fazer o pedido via tecnologia. Ou melhor, os smartphones tornaram-se partes de seus usuários. Assim, além de serem um celular, ele também oferecem diversas outras funções, como carteira, banco, mapa e GPS, além de atividades vinculadas a trabalho e para o lazer.

Dessa forma, De Volta Para o Futuro pode não ter acertado em cheio, mas não porque errou. Pelo contrário, porque não foi tão longe como a nossa realidade foi.

Carro voador?

delorean de volta para o futuro
Imagem: Reprodução

Sem dúvida, uma das maiores previsões do longa se refere a carro (ou skate) voador. Lá encima, dissemos que a previsão falhou quanto a esse ponto. Entretanto, não é bem assim.

O conceito da tecnologia de fato já existe. Inclusive, em novembro deste ano, o Brasil foi o palco para o assunto, uma vez que um startup cearense desenvolveu o modelo para o carro voador. Ainda neste mês, no Brasil, a Embraer fechou acordos com empresa aérea da Arábia Saudita a respeito do assunto.

Contudo, como já dito, ainda não é de fato uma realidade. Há protótipos pelo mundo todo, e a batalha entre as indústrias para lançar o primeiro carro voador no mercado, só acelera o desenvolvimento desta tecnologia.

Além disso, curiosamente, o longa de 1985 conseguiu acertar em outros aspectos também, como a criação de TVs e monitores LCDs, por exemplo, e até mesmo a aparição de vídeo-chamadas, as quais de fato vem substituindo mais e mais o telefone padrão.

Por fim, vale lembrar que De Volta Para o Futuro está disponível na Amazon Prime Video. Confira abaixo o trailer do segundo filme da trilogia: