Nesta quarta-feira (29), ocorreu a coletiva de imprensa de ‘Desjuntados’, a mais nova série brasileira produzida pela Amazon Studios. O evento aconteceu por meio de uma conferência online e contou com a participação das criadoras e showrunners Dani Valente e Mina Nercessian, da diretora Anne Pinheiro Guimarães e dos atores Gabriel Godoy, Letícia Lima, Rômulo Arantes Neto e Danni Suzuki.
Sinopse da série: Camila (Letícia Lima), 33 anos, vendedora de uma loja de marketing multinível, e Caco (Gabriel Godoy), 35 anos, um engenheiro químico desempregado, formam um casal suburbano que mora em um belo apartamento na Barra da Tijuca. O problema é que, depois da crise dos sete anos, eles não se suportam mais. Só que nenhum deles tem dinheiro para se manter ali sozinho. Decididos pela separação, mas mergulhados em dívidas, os dois precisam dividir o mesmo teto como dois “desjuntados”. A única alternativa será unir forças para quitar as pendências, aprender a conviver sob o mesmo teto e enfrentar o mundo da solteirice com o ex na cola. Agora só falta descobrirem se, com tudo isso, o amor entre eles realmente acabou.
As idealizadoras da série, Mina Nercessian e Dani Valente, abriram a coletiva explicando de onde surgiu a ideia para a criação de ‘Desjuntados’. A dupla contou que a premissa de explorar o relacionamento entre um casal separado que tem que continuar vivendo junto devido a questões financeiras partiu da percepção de que essa situação tem se tornado cada vez mais comum na vida real em nosso país. Para as showrunners, esse é um tema com o qual muitas pessoas podem se identificar, e que merecia ser abordado.
Quando perguntadas quanto à escolha do condomínio de luxo onde a maior parte da narrativa é ambientada, Nercessian e Valente explicaram que a Barra da Tijuca atua como um personagem na série, por se tratar do “sonho americano” dos cariocas. A escolha do nome do condomínio – Ocean Waves – partiu exatamente da ideia de retratar a americanização presente na bolha onde os personagens estão inseridos. Dani Valente ainda ressaltou que a crítica social por trás da série vai além de apenas sua ambientação, mas também de sua história:
“A gente quis mostrar essa coisa de viver de aparências, de passar por um perrengue danado só pra ostentar aquele lugar pra morar, onde ela (Camila) tem que mostrar que está bem para vender (seus produtos). É que a sociedade passa por hoje, é a era da ostentação. E a gente pode perceber pelo arco dos personagens que isso não tá deixando as pessoas mais felizes. A gente quis tocar nesse ponto.”
Os atores Gabriel Godoy e Letícia Lima, que interpretam o (ex) casal principal da trama, comentaram que tiveram que trabalhar na relação de seus personagens por trás das câmeras de maneira remota pois, devido a pandemia, a série foi filmada no Uruguai e o elenco não se encontrou presencialmente até poucos dias antes do início das gravações. Godoy salientou que, apesar do desafio de desenvolver a química entre os protagonistas à distância, ambos ficaram muito satisfeitos com a maneira com o qual o roteiro trabalhou a relação entre os dois:
“Quando a gente recebeu o roteiro, a gente viu que a maioria dos momentos era pé de guerra, então teve uma preocupação que eu achei bem legal que era: pra mostrar o ‘desjuntados’ a gente precisa mostrar o momento ‘juntados’, o momento em que esse casal se amou de verdade. Então esses flashbacks podem ser curtos, mas teve uma preocupação ali muito grande pra gente mostrar isso. […] Por mais que durante a série eles estejam separados, a gente enxerga também essa cumplicidade.”
Por fim, como representante do Portal GeekPop News na coletiva, optei por perguntar ao elenco se, ao aceitarem o papel, havia por parte deles qualquer tipo de identificação em algum aspecto com os seus respectivos personagens, e se isso mudou de alguma forma durante o processo e as gravações.
Letícia Lima contou que, a princípio, se identificava com a Camila somente no sentido de ser uma mulher que “faz acontecer” e corre atrás do que quer, mas que depois, tanto na preparação quanto durante as gravações, foi se reconhecendo em um outro lado da personagem:
“No momento de set, filmando, quando eu tive o abraço do figurino, do cenário, da concepção da série toda e dos outros personagens vivos ali na minha frente, eu vi uma Camila muito mais romântica do que eu achava quando eu só tinha ela no papel, e aí me identifiquei um pouco com isso também. Essa mistura dessas duas coisas: essa mulher muito forte e muito romântica, e que briga um pouco com isso, porque eu também brigo um pouco com esses dois lados, como se eles não pudessem coexistir, e super podem, né? O equilíbrio que é um pouco difícil.”
Rômulo Arantes contou que se identifica com Roberto Carlos no aspecto de ser um homem atencioso, que erra, busca aprender e se sensibiliza, além de ser trabalhador e buscar leveza na vida, pois, de acordo com o ator, esse é um lado que ele procura bastante em si. Já Danni Suzuki comentou de maneira bastante descontraída que, além de serem solteiras e possuírem o hábito de se relacionar com homens mais novos, sua personagem e ela não têm tanto em comum, já que apesar de terem energias parecidas, seus focos são bem diferentes. Por fim, Gabriel Godoy, que interpreta Caco, explicou que a maneira com a qual o personagem se conecta com os seus amigos e sua família é, possivelmente, uma das características com a qual mais se identificou.
A primeira temporada de “Desjuntados” já está disponível no catálogo da plataforma de streaming Amazon Prime Video.