Para celebrar o Dia Internacional da Mulher destacamos algumas escritoras inspiradoras com obras nacionais que exploram diferentes perspectivas sobre a experiência feminina e abordam questões sociais importantes. Assim, te convidamos para comemorar e aprender neste 8 de março com uma seleção única de livros escritos por mulheres.
Antes de conhecer os títulos, é importante mencionar que, ao longo dos anos, muitas escritoras precisaram abandonar a escrita ou usar pseudônimos masculinos para terem suas obras reconhecidas. Além disso, foi desafiador marcar presença na literatura para expressar nossa perspectiva em um mundo predominantemente masculino.
Apesar dos anos de retrocesso, hoje, podemos assinar nossos próprios textos e compartilhar histórias e inspirações livremente. Por isso, aí vão três recomendações:
‘Lobas’ de Maria Cândida:
Certamente, você já ouviu o nome de Maria Cândida ser citado nas telinhas das novelas, bem como em programas televisivos. Referência de beleza, a artista decidiu compartilhar sua experiência com algumas dificuldades que enfrentou ao longo dos anos em seu primeiro livro, ‘Geração Ageless: Lobas’.
Não é fácil ser mulher em nenhuma fase da vida, porém, existem perspectivas únicas que só são alcançadas aos 40 e aos 50 anos. Por isso, a autora criou um verdadeiro guia para ajudar outras mulheres a atingirem a maturidade com excelência. No livro, ela aborda temas como a ‘crise da meia-idade’, o etarismo no mercado de trabalho e a menopausa.
Leia também: Tudo que sabemos sobre novo livro de Sally Rooney
‘Uma nova mulher’ de Lari Pedrosa:
Lari Pedrosa é terapeuta sistêmica, professora, escritora, e dona de uma comunidade de mais de 30 mil seguidoras em suas redes sociais. Assim como Maria Cândida, ela decidiu ajudar outras mulheres a alcançarem a mudança por meio de seus livros, embora tenha escolhido um tema diferente: a maternidade.
Em ‘Uma Nova Mulher – Curando a conexão mãe e filha’, Lari abre seu coração sobre suas próprias experiências pessoais e profissionais para explorar a dinâmica complexa entre mães e filhas. Além disso, ela inspira as leitoras a se libertarem das amarras familiares e encontrarem sua própria versão através da cura e evolução pessoal.
‘Quem manda na minha vida sou eu’ de Naíle Mamede:
Naíle Mamede, autora best-seller e advogada congressista em Direitos Sociais, não se limitou a compartilhar somente sua própria história. Em seu novo livro, ‘Quem Manda na Minha Vida Sou Eu’, ela reuniu mais de 40 mulheres corajosas e visionárias, que abriram o coração com narrativas de superação, conquistas e transformação.
Em seu novo livro, Naíle apresentou um compilado de histórias escritas de forma coautoral, contando diferentes perspectivas de jornadas femininas. Temas como maternidade, beleza, perdas e carreira são explorados aparecem entre as narrativas de mulheres que desafiaram romperam barreiras e agora devem inspirar você!
Redatora em experiência sob supervisão de Giovanna de Souza.