Hoje, 21 de março, é comemorado o Dia Mundial da Poesia, essa expressão de arte tão bela, cheia de emoção e sentimento. A poesia lírica é um dos formatos mais conhecidos, ela é marcada por subjetividade, expressão emocional, ambiguidade, musicalidade e ritmo, linguagem figurada e temas universais que podem ser explorados de formas únicas e pessoais.

A história da poesia no Brasil começa com a chegada de José de Anchieta, no século XVI. O jovem jesuíta escreveu quase 5 mil versos em latim à Virgem Maria nas areias da praia de Iperoig, onde hoje fica Ubatuba, em São Paulo. Com o surgimento do jornalismo e da tipografia em 1808, a poesia começou a se popularizar no Brasil.

A poesia é uma das mais lindas formas de expressão, capaz de transmitir sentimentos e ideais através de seus versos. Neste Dia Mundial da Poesia, vamos te apresentar a história do filme ‘Ardente Paciência’, uma adaptação do livro Ardiente Paciencia, escrito por Antonio Skármeta. Além dessa versão, que é uma produção da Netflix, a história já foi adaptada outras duas vezes. A primeira foi em 1983 (com o filme Ardiente Paciencia) e a segunda vez em 1994 (com o filme O Carteiro e o Poeta).

Mais detalhes sobre Ardente Paciência

No longa, que se passa em Isla Negra no Chile, em 1969, vamos acompanhar a descoberta e florescimento dos sentimentos de Mario, um jovem pescador que começa a trabalhar como carteiro. Com esse ofício ele conhece o famoso poeta Pablo Neruda, uma vez que ele realiza a entrega das suas correspondências.

Ardente-Paciencia-Mario-e-Neruda
Reprodução IMDb

Durante a trama, vemos não só o nascimento da amizade entre Mario e Neruda, como o anseio do jovem pela poesia e o papel que ele tem na paixão dele por Beatriz. No início, o carteiro tem dificuldades de expressar o que sente através das palavras, mas conforme ele tem o contato com Neruda, ele vai entendendo como usar dessa bela arte para declarar o seu amor.

Com belas paisagens, assim como a fotografia, o filme dirigido por Rodrigo Sepúlveda é uma linda história de amor. Ela mostra o desenvolvimento do jovem carteiro em um mundo de metáforas, versos e sentimentos para se tornar um escritor e conquistar a mulher dos seus sonhos.

O Carteiro e o Poeta – A outra versão da história

O carteiro e o Poeta’ é a segunda versão da história de Skármeta, lançada em 1994 com direção de Michael Radford. O filme fez tanto sucesso com o público e crítica, que como resultado, recebeu 5 indicações na edição de 1996 do Oscar, sendo vencedor da categoria de Melhor Trilha Sonora Original.

Nesta versão, a história se passa em uma pequena ilha do sul da Itália, onde o poeta Pablo Neruda está exilado. Mario, um desempregado, consegue um trabalho como carteiro e sua tarefa é entregar todas as correspondências que chegam para Neruda. Posteriormente, Mario vai aprendendo sobre a arte da poesia e construindo uma amizade com Neruda.

A trama principal em ambas as obras envolve a relação de Mario com a poesia e com Neruda e sua paixão pela jovem Beatrice. Há uma mudança na localização onde cada uma das histórias se passa, assim como o desenvolvimento de alguns acontecimentos. Mas, de fato, a experiência em ‘O Carteiro e o Poeta’ e em ‘Ardente Paciência’ é única, especial e cheia de particularidades, assim como uma poesia.

O-Carteiro-e-o-Poeta-Philippe-Noiret-e-Massimo-Troisi
Reprodução IMDb

Além do sucesso do longa com o público, um acontecimento marca essa história, o falecimento do ator Massimo Troisi, que interpretou o carteiro Mario. Troisi tinha uma anomalia cardíaca e fez uma operação para tratar. Entretanto, na época das gravações de ‘O Carteiro e o Poeta’, ele precisaria passar por outra. Ele optou por não realizar para não atrapalhar as filmagens do filme.

Troisi faleceu em  junho de 1994, devido a um ataque cardíaco. O ataque aconteceu 12 horas após o término das filmagens do filme, que foi um dos maiores sucessos do ator.

Aproveite o Dia Mundial da Poesia para conhecer essa linda história de amor. O filme ‘Ardente Paciência’ está disponível na Netflix.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.