O dia 25 de maio marca o Dia do Orgulho Nerd, data que homenageia os fãs da cultura geek e nerd. A data foi escolhida em homenagem ao lançamento do primeiro filme da série Star Wars, porém divide o dia com a saga de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. O dia é conhecido com o Dia da Toalha por ser inspirado na obra de Douglas Adams.

De acordo com a saga de livros de Douglas Adams, a toalha é um item indispensável para qualquer mochileiro intergaláctico, e assim, os fãs adotaram a toalha como um símbolo dessa celebração. Assim, criou-se a tradição de em todo 25 de maio os fãs carregarem suas toalhas como forma de mostrarem o seu orgulho nerd.

O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma saga de livros um pouco confusa, existem cinco livros principais e uma continuação publicada após a morte do autor. É importante saber a ordem para ter uma leitura contínua da divertida história dos personagens Arthur Dent e Ford Prefect.

O Guia do Mochileiro das Galáxias

O primeiro livro da saga conquistou os leitores com suas cenas de humor. A história traz acontecimentos improváveis com linguagem cômica e divertida. Apesar do tom de humor, o livro também traz questões sobre as nossas origens e nosso futuro, fazendo o leitor refletir.

A saga principal acompanha os primeiros cinco livros. Confira a ordem:

  • O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979);
  • O Restaurante no Fim do Universo (1980);
  • A Vida, O Universo e Tudo Mais (1982);
  • Até Mais, e Obrigado Pelos Peixes! (1984);
  • Praticamente Inofensiva (1992).

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

E Tem Outra Coisa…

Em 2009, 17 anos depois da última publicação, a saga ganha um novo livro. Douglas Adams faleceu em 2001, portanto os fãs não imaginavam um novo exemplar. O autor Eoin Cofer foi convidado pela viúva de Adams, Jane Belson, junto com a agência do autor a escrever um novo final para a série.

Eoin Cofer aceitou a proposta e finalizou a saga com maestria. Escrever no estilo de Douglas Adams não é uma tarefa fácil, por possuir diversas particularidades. Porém, o autor com muito trabalho conseguiu acrescentar na história do Guia do Mochileiro e agradou os leitores. Agora, vamos conhecer um novo capítulo da vida de Arthur Dent.

Extra: O Salmão da Dúvida

dia da toalha
Douglas Adams

Graças à tecnologia que Adams tanto amava, foi possível recuperar centenas de textos que ele escreveu ao longo da vida – relatos sobre sua infância, artigos para revistas, esboços para novos livros e algumas coisas impossíveis de serem classificadas. O livro O Salmão da Dúvida era seu novo trabalho, mas o autor nos deixou antes de finalizar a obra. Além de conter 10 capítulos dessa nova história, também foi possível recuperar textos particulares do autor.

O livro é como um presente para os fãs, que podem conhecer mais sobre o autor e ler os capítulos de sua nova história.

Sendo assim, peguem suas toalhas e vamos comemorar esse dia tão importante para a cultura Nerd. E por último, NÃO ENTREM EM PÂNICO.

Feliz Dia da Toalha!