Neste sábado, 20 de setembro, o mundo celebra o Dia do Batman! A data homenageia o legado de um super-herói que dispensa apresentações. Além de assumir protagonismo nos quadrinhos da DC e nos cinemas, o Cavaleiro das Trevas também estrelou uma das melhores franquias das últimas duas décadas no mundo dos games.

Inclusive, 2025 marca 10 anos desde o último lançamento, ‘Batman: Arkham Knight’. Com isso, fãs do vigilante ficam no aguardo para seu retorno aos videogames em um grande jogo solo. Pensando justamente nisso, trouxemos uma lista que une literatura e games elegendo três HQs que renderiam excelentes games.

Batman
Homem-Morcego protagonizou uma das melhores franquias de jogos dos últimos 20 anos (Créditos: Divulgação)

Batman: Cavaleiro das Trevas, Cidade das Trevas

  • Ano de publicação: 1990
  • Criadores: Peter Milligan e Kieron Dwyer

HQ conhecida por mostrar um lado sobrenatural do Batman, ‘Cavaleiro das Trevas, Cidade das Trevas’ inicia sua história 1749, quando um grupo de pessoas tenta realizar a “Cerimônia do Morcego” para invocar o demônio Barbathos. O ritual exige o sacrifício de uma jovem inocente, mas um dos participantes, uma versão fictícia de Thomas Jefferson, desiste no último momento, deixando o demônio à solta no templo. Anos depois, Gotham City é construída no mesmo local.

Um dos grandes vilões dos quadrinhos, o Charada, descobre a existência de Barbathos e decide recriar o ritual, escolhendo Batman como sua cobaia. Mas, para isso o vilão precisa fazer com que Wayne realize todos os seis passos da transformação sobrenatural para o “Morcego Humano”. Além de introduzir elementos sobrenaturais, a HQ também traz uma versão mais sombria do vilão.

Batman: Cidade do Crime

  • Ano de publicação: 2005/2006
  • Criadores: David Lapham, Ramon Bachs e Nathan Massengill

A trama de ‘Cidade do Crime’ seria ideal para criar um jogo de suspense e investigação. A HQ traz Batman na posição de detetive, tentando solucionar o mistério da suposta morte de Haddie McNeil, uma jovem adolescente que conhece Wayne poucos dias antes de morrer, vítima de uma overdose.

Mas, o que inicialmente parecia uma fatalidade comum toma proporções maiores. Bruce, atormentado por não ter ajudado a garota, persegue o grupo de traficantes responsáveis pela suposta overdose de McNeil. Wayne segue assombrado pela memória da jovem mesmo após matá-los, e parte para uma saga de investigação que o leva a Pinguim e outros vilões.

Batman: A Piada Mortal

  • Ano de publicação: 1988
  • Criadores: Alan Moore e Brian Bolland

Um clássico para encerrar a lista com chave de ouro! A HQ de Alan Moore está facilmente entre as melhores publicações da história da DC Comics. Apesar de ‘Arkham Asylum’ já trazer o Coringa atormentando Batman psicologicamente, ‘A Piada Mortal’ poderia aprofundar a relação entre o herói e seu principal inimigo.

No quadrinho, Coringa escapa do Asilo Arkham e constrói um plano para atormentar James Gordon e, a partir dele, colapsar a sociedade de Gotham e provar que qualquer um pode enlouquecer, até mesmo pessoas consideradas honrosas na cidade. A partir disso, a trama traz uma história de origem para o vilão.

Créditos da capa: Divulgação/PlayStation Store