No dia 29 de junho, comemora-se o Dia do Dublador, uma data para homenagear esses artistas que fazem parte da nossa memória afetiva. Para comemorar esse dia incrível nós tivemos a oportunidade de entrevistar a dubladora Bianca Alencar, responsável por várias vozes conhecidas como Pinky Dinky Doo, Mabel de Gravity Falls, Carla da série Elite da Netflix, Zoe de League Of Legends e a Alex  de Modern Family. 

Atriz, cantora e dubladora, Bianca Alencar iniciou sua carreira aos 4 anos de idade atuando com comerciais e presença de palco em programas dominicais. Aos 7 anos entrou para a formação da Galera do Balão Mágico por meio de um concurso a nível nacional e como integrante, percorreu inúmeras cidades do país com shows.

dublador Bianca Alencar
Foto: Arquivo Pessoal

Confira nossa entrevista com ela!

A princípio, Bianca Alencar entrou para o mundo da dublagem aos 11 anos de idade, dando voz a personagem Pinky do desenho animado Pinky Dinky Doo do Discovery Kids. Esse ano, a dubladora comemora os 18 anos de carreira e nos conta um pouco sobre como foi todo esse processo no mundo da dublagem.

“Bom, eu comecei minha carreira aos quatro anos de idade, porém só entrei na  dublagem aos onze anos, mesmo tendo uma certa experiência com o mundo artístico, a dublagem foi uma indicação da minha agência, eles me avisaram que estavam precisando de crianças para fazer a narração para um canal infantil no Discovery Kids, então eu fiz o teste, eles gostaram da minha voz e eu fiz o registro. Depois de passar pelo teste no estúdio da Vox Mundi, eles me convidaram para fazer o teste em Pinky Dinky Doo, eu nunca tinha dublado na minha vida, mas como eu já era atriz, isso acabou ajudando e eu acabei passando no teste. Quem me ensinou a dublar dublando foram os diretores Francisco Brêtas e Orlando Viggiani, eu sempre falo que a dublagem caiu de paraquedas, mas na verdade, eu acho que estava escrito por Deus, para que eu entrasse nessa profissão, então foi super tranquilo essa trajetória, depois da Pinky veio o super fofo, Charlie e Lola e eu nunca mais parei.”

No entanto, Bianca começou a carreira como cantora e dançarina e acabou optando por um caminho diferente, entrando de vez nas dublagens. Ademais, a dubladora conta que a sua maior fonte de inspiração foi a Hannah Montana.

“Era um mundo muito novo, eu não tinha conhecimento da dublagem e não tinha essa noção de que era uma pessoa dublando o desenho. Portanto, eu comecei a carreira de dubladora em 2006, que foi justamente quando estreou Hannah Montana e eu era completamente obcecada por ela, então eu conheci a Tatiane Keplmair (Dubladora da Hannah Montana) nos estúdios e ela se tornou minha musa inspiradora. Até hoje eu me inspiro nela, que além de ser uma profissional incrível, ela também é uma pessoa incrível, então eu fico feliz em tê-la como inspiração.”

De modo geral, quase todas as crianças brasileiras tinham aquele costume de assistir um desenho e escolher um personagem para ser e não foi diferente com a Bianca, a dubladora também tinha o costume de assistir desenhos e escolher um personagem para interpretar e essas brincadeiras: “Na verdade, quando eu era criança, eu tinha aquela mania de assistir um desenho e sempre escolher qual personagem eu era, então, eu tinha isso de me identificar ou fingir que eu era uma delas, não era uma dublagem mas sim uma inspiração de atuação.”

Bianca Alencar
Fonte: Reprodução / Arquivo pessoal

Em suma, provavelmente você reconhece a voz da Bianca Alencar em alguns desenhos, filmes, animes ou séries. Infelizmente, alguns projetos trabalhados por Bianca teve seu fim. Devido isso, perguntamos a dubladora se ela gostaria de trabalhar novamente com algum personagem que teve seu ciclo encerrado: “Eu fiquei muito tempo dublando My Little Pony: A Amizade é Mágica, acho que se eles quiserem voltar, eu estou aqui, a Twilight Sparkle vive no meu coração”

Bianca ou Mabel?

Ademais, há todo um processo para dublar um personagem, entender sua personalidade e encontrar o timbre ideal. Portanto, para suprir nossa curiosidade, Bianca nos conta a sobre a sua identificação com a Mabel de Gravity Falls, com uma respota leve e com um toque de humor.

“Na verdade, descobrimos o que vamos dublar dublando, então, quando chegamos para dublar, o diretor explica ‘o personagem que você vai fazer é assim, tem essa personalidade, vai acontecer isso e aquilo, então vamos tentar achar uma voz que é mais parecida’. Com isso, eu acho que tem muitos personagens que lembram a minha personalidade, mas com certeza a mais parecida é a Mabel de Gravity Falls, até porque eu faço a minha própria voz, dando apenas uma suavizada, pois ela é uma criança. A personalidade da Mabel é completamente pirada, ela tem um crush a cada segundo, então eu acho que ela é muito parecida comigo.”

Vale ressaltar que o trabalho da Bianca é extenso e vale ressaltar que ela já trabalhou com a Riot Games, dublando a campeã Zoe do League of Legends, ela nos conta um pouco sobre a diferença que existe em dublar um personagem de séries/filmes para uma personagem de jogo, que não possui muita emoções ou cenas de ação.

“Olha, tem uma diferença sim, porque quando você faz localização de games até a palavra é diferente, não é aquela dublagem igual filmes e séries. A localização de games é até mais difícil, porque não estamos vendo a personagem ou a boca dela, eles só passam a personalidade e as frases prontas. Eu acho até mais difícil fazer a localização de games, mas eu gostei muito de dar voz a Zoe e cada dia que passa eu também estou sendo mais reconhecida na comunidade de LOL, o que me deixa muito feliz, principalmente por ter sido abraçada por essa comunidade e um dia, bem lá na frente, eu quero jogar de Zoe.

Para finalizar a nossa conversa, não podíamos deixar de pedir um spoiler do seu próximo trabalho. Infelizmente é super confidencial, mas ela garante que tem um projeto muito bacana vindo por aí na Netflix, já estamos ansiosos para o que virá: “Há um termo de confidencialidade, infelizmente não posso falar, porém, lá pra Julho vai ter uma estreia muito bacana na Netflix, com uma série asiática ai, então vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.”

Vale lembrar também que você pode conferir a entrevista toda na integra lá no nosso canal do YouTube, ou então conferi-la aqui embaixo: