O Dia do Leitor, comemorado dia 07 de janeiro, é dedicado àqueles que são apaixonados pela literatura. No mundo do cinema e seriados há personagens que são conhecidos por essa paixão e deveriam até ser homenageados nesse dia. Portanto, listamos sete personagens que são obcecados por livros, incluindo dois casais que foram unidos por esse amor em comum.
1. Lisa Simpson (Os Simpson’s)
A filha do meio de Homer Simpson e Marge Bouvier é conhecida por sua inteligência desde 1989. Lisa é uma das personagens mais inteligentes da cidade de Springfield somando um QI de quase 160 pontos. Ademais, seus gostos literários variam de politica, literatura e astronomia e tem como objetivo se tornar a futura presidente dos Estados Unidos.
2. Rory Gilmore (Gilmore Girl’s)
“Eu vivo em dois mundos. Um é o mundo dos livros…” é uma das falas da personagem de Alexis Bledel na série. A menina se tornou uma das queridinhas dos anos 2000 por sua relação com a sua mãe. Rory tinha uma personalidade tímida e introvertida e seu hobby era ir à biblioteca da cidade. Os fãs da série fizeram um compilado de todos os livros que Rory citou durante as sete temporadas e ao todo foram 339 leituras. Em suma, 300 delas foram até os 16 anos.
3. Tyrion Lannister (Game of Thrones)
O irmão mais novo de Cersei e Jaime Lannister foi rejeitado pela família desde o seu nascimento, quando sua mãe morreu ao dar a luz. Por ser anão, ele não tinha habilidade com armas e a guerra, mas sua condição não impossibilitou de se dedicar a leitura. Devido ao seu conhecimento se tornou um grande estrategista de guerra e político, assim, ele acaba sendo um dos principais responsáveis na mediação entre os reinos de Westeros.
4. Joe Goldberg (YOU)
O personagem de Penn Badgley, gera algumas controvérsias pois usou sua inteligência para o mal. Joe se refugiou nos livros após ser abandonado por seus pais e sofrer abusos no orfanato onde vivia, seu conhecimento e contexto desenvolveram nele a sociopatia. Ao se apresentar na 1ª temporada como um romântico, atencioso e intelectual bibliotecário, No entanto, Joe se revela um stalker capaz de cometer bárbaros assassinatos para manter as suas fantasias.
5. Hermione Granger (Harry Potter)
A ministra da magia não poderia ficar de fora dessa lista. Hermione entrou em Hogwarts aos 11 anos de idade, sua capacidade acadêmica a fazia uma das melhores alunas da escola. Portanto, a “irritante sabe-tudo” era a mente que ajudava Harry e Rony a desvendar os mais complexos mistérios do castelo e dos bruxos antigos. Além disso era ativista de várias pautas sociais em Hogwarts.
Casais unidos pela literatura
6. Juliet Ashton e Dawsey Adams (Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata)
A famosa escritora Juliet Ashton encontra em sua correspondência uma carta de Dawsey Adams da ilha de Guernsey que assinava em nome da Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata. Dessa forma, Juliet viaja até a ilha e encontra uma comunidade traumatiza pela Alemanha Nazista e um grupo que encontrou esperanças na literatura. Comovida e em busca de documentar suas histórias, Juliet cria vínculos com os moradores e afeiçoes pelo Sr. Adams.
7. Elizabeth Bennet e Mr. Darcy (Orgulho e Preconceito)
Para encerrar a lista não poderia faltar um dos casais “mais amado” pelo público leitor. O amor de Mr. Darcy e Elizabeth não surgiu de uma maneira convencional, ambos se odiavam, mas tinham interesses em comum. Por ser um jovem de família nobre, Darcy tinha um grande conhecimento cultural e literário; Elizabeth era uma jovem leitora com um afiado senso crítico sobre a cultura da época, o que atraiu muito Mr. Darcy.