Hoje é o dia daqueles que não podem ver uma promoção de livros que já querem sair correndo para comprar, mesmo que o livro vá ficar na estante apenas aguardando o momento na lista de espera literária pelos próximos cinco meses. O importante é que a gente pensa “bom, pelo menos eu tenho o livro agora. Posso ficar em paz”. Hoje, dia 7 de janeiro, comemoramos o Dia do leitor e para marcar esse momento, trouxe indicações de livros para refletir sobre quem somos.

Imagine só visitar vários lugares do mundo, viajar no tempo, ir direto para outras dimensões e mundos encantados que nunca pensamos ser possível encontrar. Imagine poder fazer tudo isso até mesmo em menos de um ano. Pois é, o leitor é um ser muito poderoso, que pode fazer tudo isso e ainda mais. Ele é capaz de aprender e transpassar o que aprendeu no ato de indicar, ensinar alguém e algumas vezes é até escritor também. Um bom leitor tem imaginação e é alguém que tem uma criatividade que muitas vezes pode parecer surreal para quem não é desse universo literário. Por isso que merecemos um Dia do leitor, não é mesmo?

Mas enfim, para comemorar o Dia do leitor, hoje eu trouxe para vocês indicação de cinco livros que foram capazes de trazer reflexão e auxiliar no meu cotidiano envolvendo a vida pessoal  e o trabalho, pois acredito que conhecimento dividido é muito melhor. Espero que gostem:

COMER, REZAR, AMAR

Capa: Comer, Rezar, Amar / Editora Objetiva / Dia do leitor
Capa: Comer, Rezar, Amar / Editora Objetiva

Escrito por Elizabeth Gilbert, o livro conta a história de uma mulher que tem uma vida confortável, com um ótimo emprego, um casamento perfeito, uma casa grande e planos de construir uma família. Mas, apesar de tudo isso, ela não se sente feliz e satisfeita, vivendo com a sensação de que falta algo. Assim, ela se divorcia do marido, tem um amor fracassado e decide que irá viajar pelo mundo em um jornada de autoconhecimento. Ela pede demissão do emprego e segue em busca de descobertas sobre a própria natureza.

Sendo assim, ela decide explorar a arte do prazer na Itália, a arte da devoção na Índia, e, na Indonésia, a arte de equilibrar as duas coisas. A leitura é bem humorada e repleta de detalhes que nos fazem refletir sobre nossa própria vida, diante das descobertas que Elizabeth faz. O livro também se tornou um filme estrelado por Julia Roberts, que tem tanta sensibilidade quanto a obra literária. É excelente para todos que já sentiram perdidos, buscando encontrar um sentido para as emoções confusas. 

O PODER DO AGORA

Capa: O Poder do Agora / Editora Sextante / Dia do leitor
Capa: O Poder do Agora / Editora Sextante

A obra O Poder do Agora, escrita por Eckhart Tolle é classificada por muitos como autoajuda. Porém, há também quem classifique o conteúdo do livro como algo mais voltado para elementos de um estudo sobre o que é o momento presente. Nesse livro, o autor aborda questões que sempre direcionam o quanto o momento presente é essencial para que possamos fugir da ansiedade do cotidiano, colocando o passado e o futuro como uma ilusão.

Tolle explica que precisamos focar no momento presente, no agora para que consigamos realizar sonhos e desejos; para que possamos fugir da depressão ou da ansiedade e que percebamos o poder de olhar para dentro de si e observar as emoções. A linguagem do livro não é difícil e durante a leitura todos os exemplos servem para fixar a ideia principal que é realmente falar do poder da nossa presença em atividades do cotidiano. 

EXTRAORDINÁRIO

Capa: Extraordinário / Editora  Intrínseca / Dia do Leitor
Capa: Extraordinário / Editora  Intrínseca

R.J.Palacio é a autora do livro “Extraordinário”, que conta a história de August Pullman, o Auggie, que é um menino que nasceu com uma síndrome cuja sequela resulta em uma deformação facial. Por conta disso, Auggie nunca foi à escola, sempre manteve a rotina de estudos em casa. Mas tudo isso está prestes a mudar e o garoto precisará encarar a turma do quinto ano na escola, repleto de receios por conta da própria aparência, com olhares e palavras das outras crianças. Dessa forma, é uma história que ensina muito sobre o carinho, aceitação, amizade e também sobre a importância de respeitar o próximo, especialmente se tratando da educação das crianças diante de situações parecidas. O livro também se tornou um filme, trazendo tanta emoção quanto o livro.

“Uma história memorável de gentileza, coragem e maravilhamento” Kirkus Reviews

POR QUE FAZEMOS O QUE FAZEMOS? 

Capa: Por que fazemos o que fazemos? / Editora Planeta / Dia do leitor
Capa: Por que fazemos o que fazemos? / Editora Planeta

Escrito pelo professor e filósofo Mário Sérgio Cortella, o livro “Por que Fazemos o Que Fazemos” é para aqueles que buscam encontrar sentido no trabalho que fazem. O livro fala sobre a importância de um tratamento mais humanizado das empresas com os colaboradores, mas de uma maneira filosófica, que nos faz refletir e pensar em nossos valores. O livro também abraça quem é empreendedor e se encontra em uma fase mais difícil, sem acreditar no próprio potencial como pessoa e profissional. Nessa leitura, Cortella nos faz perceber que com um pouco mais de aceitação e olhar com atenção sobre aquilo que produzimos, mesmo que muitas vezes tome tempo, podemos caminhar ao rumo do que é almejado e a satisfação de um trabalho bem feito e reconhecido pode mudar tudo. 

SEJAMOS TODOS FEMINISTAS

Capa: Sejamos Todos Feministas / Editora Companhia das Letras
Capa: Sejamos Todos Feministas / Editora Companhia das Letras

Nessa leitura, a autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie traz as próprias experiências como mulher e dá como exemplo para falar sobre o movimento feminista de uma forma muito simples de entender, que ao final da leitura é quase  impossível não se reconhecer diante das situações que ela apresenta. Chimamanda fala sobre o feminismo diante de mulheres e também frente aos homens. A leitura é rápida, mas tem o poder de fazer pensar e refletir sobre tudo aquilo que é relatado e explicado pela autora. 

Um Feliz Dia do Leitor para cada um de vocês e comemorem lendo muito!

Aliás, sempre repassem os bons conhecimentos adiante. Isso também transforma o mundo.