Hoje, 23 de abril, se comemora o Dia Mundial do Livro. Por isso, a Shopee, realizou um levantamento para reunir mais informações sobre a preferência dos usuários. Vale ressaltar que a Shopee tem se consolidado como uma das plataformas mais utilizadas para aquisição de livros no Brasil. Em relação às buscas do último ano, destacam-se livros com temática religiosa e a série Harry Potter.
O título mais buscado da plataforma é “Café com Deus Pai 2024” com um crescimento de mais de 500% nas buscas segundo a pesquisa. Em seguida vem a Bíblia Sagrada, com um aumento de 249%. A Bíblia Infantil e a série “Harry Potter”, também apresentaram crescimento de 199% e 100% respectivamente.
A pesquisa também revelou uma variedade nos assuntos mais buscados, onde se destacam não apenas os temas religiosos e ficção, mas também filosofia, desenvolvimento pessoal, medicina, política e história em quadrinhos e mangá. Em relação às categorias mais vendidas, o destaque é para Religião e Filosofia, assim como os livros infantis, que apresentaram um crescimento de mais de 70%. Eventualmente essas categorias demonstram grande potencial de ascensão. Portanto, o levantamento permite concluir que grande parte dos consumidores da Shopee, tem o hábito da leitura.
A Shopee conta com parcerias com as maiores editoras do Brasil, e conta com a seção Lojas Oficiais exclusivamente dedicada a elas. Dessa forma, há uma equipe da empresa dedicada exclusivamente à editoria de livros, que trabalha não apenas com vendas, mas também com o gerenciamento das editoras parceiras.
Títulos mais vendidos
1 – Café com Deus Pai 2024
2 – Apostila ENEM 2024
3 – Vade Mecum
4 – Kit Fábulas
5 – Kit 10 Gibis Turma Da Mônica
Vendas por categoria
A seguir uma lista das dez categorias da seção de livros que mais cresceu,:
1 – Religião e Filosofia (125%)
2- Romance (123%)
3 – Carreira, Autoajuda e Desenvolvimento Pessoal (106%)
4 – Medicina (100%)
5 – Literatura Clássica (92%)
6 – Fantasia (84%)
7 – Política, Direito e Ciências Sociais (80%)
8 – Infantil (74%)
9 – História em Quadrinhos e Mangá (34%)
10 – Educação (17%)
11 – Outros (3%)
Leia também: Shopee e literatura: Plataforma tem aumento na procura por livros