Hoje, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Para celebrar a data, separamos cinco livros que toda criança deve ler, e quem já foi criança, precisa ler de novo. Cinco obras clássicas da literatura infantil internacionais e brasileiras para quem quer revisitar a infância nesse dia especial.
1 – Alice no País das Maravilhas
Obra de Lewis Carroll, sem dúvida, um dos maiores clássicos da literatura mundial. A menina Alice decide seguir um coelho que fugia apressado e carregava um relógio de bolso. Ao entrar na toca do coelho cai em um poço gigantesco, e de repente, se vê em um mundo de fantasia. Ao se aventurar pelo País das Maravilhas Alice vive aventuras, conhece personagens curiosos como a famosa Rainha de Copas e tenta não apenas desvendar o mistério do coelho, mas também conseguir descobrir como voltar para casa. Publicado pela primeira vez em 1865, Alice no País das Maravilhas ainda é um dos livros infantis mais lidos da atualidade. A adaptação mais famosa é o filme da Disney, lançado em 1951.
2 – O Pequeno Príncipe
O livro de Antoine de Saint-Exupéry, publicado em 1945, conta a história de um piloto que está preso no deserto do Saara, após seu avião sofrer uma pane e cair. O piloto precisa consertar o avião, porque não pode sobreviver no deserto durante muito tempo. Ao acordar, ele encontra um garotinho vestido como um príncipe, que mora em outro planeta e está viajando pelo universo. A amizade e o diálogo entre o piloto e o pequeno príncipe é o fio condutor da história que aborda infância, amizade, sabedoria e imaginação. O Pequeno Príncipe é um dos maiores clássicos infantis da literatura mundial e já teve várias edições desde seu lançamento.
3 – O Patinho Feio
Conta a história de um patinho filhote, profundamente infeliz por não se parecer com seus irmãos. Por ser diferente, todos o acham feio. Cansado, ele decide ir embora e acaba conhecendo vários outros animais que se incomodam com sua presença. Até que ele finalmente descobre seu grande segredo. Ele cresce e se torna um belíssimo cisne. Ele apenas havia sido adotado pela família errada. O Patinho Feio é um conto de fadas de Hans Christian Andersen, publicado em 1843, é uma das principais obras de literatura infantil que ensina que o importante é ser feliz do jeito que somos.
4 – O Menino Maluquinho
Brincalhão, aventureiro, adora uma confusão e fora do comum. Esse é o Menino Maluquinho. Ele inventa várias brincadeiras, jogar futebol, inventar versos, músicas e adora levar a alegria por onde passa. As ilustrações são sem dúvida o ponto forte do livro, principalmente a imagem do protagonista com a panela na cabeça, que é a principal referência. Publicado pela primeira vez em 1980, de autoria do cartunista, escritor, poeta e dramaturgo Ziraldo, O Menino Maluquinho foi precursor de uma série de histórias em quadrinhos e adaptações para a televisão e o cinema.
5 – Meu Pé de Laranja Lima
Um clássico da literatura brasileira, publicado em 1968. Conta a história de Zezé, um garotinho que vive com sua família em uma casa modesta no Rio de Janeiro. A família passa por grandes dificuldades econômicas e o menino, assim como os irmãos, são submetidos à um sofrimento que nenhuma criança deveria viver. Mas apesar disso ele é de certa forma feliz. A imaginação de Zezé não tem limites e ele não se cansa de brincar e descobrir o mundo à sua maneira. Essa é a melhor forma de lidar com os problemas do cotidiano. Obra do escritor José Mauro de Vasconcelos, Meu Pé de Laranja Lima já foi adaptado para o cinema e a televisão, sendo assim, um dos livros mais lidos por crianças e adultos, no Brasil e no exterior.
Leia também: 5 livros brasileiros que toda criança deveria ler