Hoje é dia 10 de março e você sabe o que isso significa, hoje é dia do Mário. A data comemorativa que começou como algo dos fãs, mas que logo depois acabou por ser adotado pela Nintendo e que usa o dia para promover o personagem. E hoje falaremos do primeiro filme do Mario.
O dia do Mário surgiu com uma brincadeira com o nome do personagem, Mário é igual Mar10 que significa 10 de março. Para não deixar essa data passar batida, nós do portal decidimos falar sobre o primeiro filme do herói. que antecede o filme live action do personagem. Super Mario Bros.: Peach-Hime Kyushutsu Dai Sakusen!, ou na tradução em português Super Mario Bros.: Grande Missão para Salvar Princesa Peach!, sendo lançado em 20 de julho 1986 nos cinemas japoneses e mais tarde lançado em VHS. O filme acabou ficando apenas em território japonês e recentemente, foi remasterizado e lançado gratuitamente no Youtube.
No filme acompanhamos os irmãos Mario e Luigi numa jornada para salvar a Princesa Peach do Bowser. Após ambos saírem do vídeo game que Mário estava jogando e a partir dessa premissa começa o filme. Agora Mário e Luigi devem descobrir uma maneira para entrar nesse mundo e salvar a princesa do grande mal e além disso, salvar o dia. Bem como, vale mencionar que o filme tem leves inspirações nos jogos Super Mario Bros e Super Mario Bros.: The Lost Levels. Os jogos foram disponibilizados para Famicom/Nintendo Entertainment System, anos mais tarde aconteceu o lançamento de Super Mario Bros. OVA, mas este especial está praticamente desaparecido da internet.
Produção do filme
Em 1986, Mario era extremamente popular e não demorou muito para a Nintendo tentar capitalizar, mais, com ele em outras mídias. Então surgiu a ideia de realizar um filme do personagem, mas em formato de animação. O marketing em volta deste filme foi estrondoso de cartões telefônicos de Mario, relógios, potes de arroz, macarrão ramen, um mangá, um livro de arte, três livros de enigmas, um livro de figuras e uma trilha sonora de edição limitada, a última tendo apenas cinquenta exemplares produzidos. Todos estes itens são extremamente raros e dificilmente encontrados. Então chegamos no dia 20 de julho de 1986, o filme é lançado nos cinemas japoneses e não sabemos como rendeu, pois estas informações foram “perdidas“. Posteriormente a VAP Video lançou o filme em fitas VHS e Betamax no Japão. Contudo, não aconteceu lançamentos internacionais e nem DVD, o filme também recebeu outras dublagens.
A direção ficou a cargo do mestre Masami Hata, de Little Nemo (1989), os roteiros por Hideo Takayashiki, de Akagi (2005). Os produtores foram Masakatsu Suzuki e Tsunemasa Hatano.
A versão remasterizada 4k do filme se encontra disponível no canal Kineko Video, o projeto é uma cortesia da Femboy Films. A Femboy Films é um grupo independente que se reuniu para realizar o processo de remasterização do filme. O filme pode ser assistido mais acima ou clicando aqui. O filme é divertido e apresenta os personagens de uma maneira diferente do casual, servindo como uma porta de entrada para novos fãs do personagem. Contudo, o filme não possui legendas em português, mas conta com legendas em inglês.
Por fim, se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).