Dia 30 de janeiro, hoje, nesta data comemoramos o dia do quadrinho nacional. E para celebrar esta data, nada melhor que boas recomendações leituras nacional para ler hoje e em qualquer outro dia do ano.

Dia do Quadrinho Nacional | 6 dicas de leitura para comemorar esta data
Imagem: Angelo Agostini

Quando Angelo Agostini publicou, no dia 30 de janeiro de 1869, uma curta história em quadrinhos chamada As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, as histórias em quadrinhos brasileiras mudaram de vez. Desde então, neste dia, comemoramos o dia do quadrinho nacional e para embarcamos nesta comemoração decidimos montar uma lista com algumas das histórias nacionais.

Bravos

Dia do Quadrinho Nacional | 6 dicas de leitura para comemorar esta data
Imagem: Editora Mamakoosa

Sinopse:Começam as aventuras do sapo Lourenço e da raposa Albuquerque no reino do Rei de Vidro. Ao contrário de Albuquerque, Lourenço não está interessado em aventuras, mas assassinos mascarados e heroínas também mascaradas não estão dispostos a facilitar a vida dos heróis.

Escrito e desenhado por Victor Moura e a editora Mamakoosa cuida da publicação. A história é bem agradável e logo nas primeiras páginas a história te prende, fazendo você querer saber mais deste universo. Em certos momentos conseguimos encontrar algumas gírias que deixam a história diferente e bem divertida. Além disso, os três primeiros capítulos de Bravos estão disponíveis no Social Comics, o streaming de quadrinhos.

Tools

Dia do Quadrinho Nacional | 6 dicas de leitura para comemorar esta data
Imagem: Editora Draco

Sinopse:Obtenha a ferramenta e reconquiste o direito à vida! Em um mundo parecido com o nosso, cada pessoa nasce com uma ferramenta. Algumas vêm com ferramentas diferentes, chamadas série ouro, e não podem viver mais de 15 anos longe delas, ou morrerão. Raion é uma dessas pessoas especiais, mas o seu objeto valioso lhe foi roubado. Prestes a chegar à idade fatal, o rapaz descobre por acaso que a sua ferramenta de nascença está com o campeão de um torneio ilegal chamado Tools Challenge, onde os competidores lutam usando as ferramentas como armas por um grande prêmio em dinheiro. Mas para se inscrever e ter alguma chance de vencer, é preciso ter uma série ouro. Não importa a condição, Raion sabe que agora deverá lutar para reconquistar a sua vida! Prepare-se que o desafio das ferramentas vai começar!

Tools é uma trabalho de Max Andrade, tanto roteiro e arte, sendo algo que agradou até os japoneses quando a obra foi uma das vencedoras do Silent Audition Manga. Bem como, um dos primeiros mangá shonen brasileiro, sendo publicado pela editora Draco e concluído com 06 volumes. Assim como os três primeiros volumes estão disponíveis no Social Comics.

Sete Cores da Amazônia

Dia do Quadrinho Nacional | 6 dicas de leitura para comemorar esta data
Imagem: Ademar Vieira

Sinopse:Sarah é mais uma menina que vive nas inúmeras palafitas da periferia de Manaus. Acostumada com sua rotina de pobreza, Sarah vê seu mundo se expandir enormemente quando conhece sua avó, Ceucy, e embarca em uma jornada de descoberta de suas raízes indígenas.

O roteiro fica por conta de Ademar Vieira e a arte por Tieê Santos, o quadrinho é uma síntese de Manaus e questão da herança indígena do povo manauara. Além disso, a obra ganhou um filme de mesmo nome e ele adapta muito bem o quadrinho, sendo mais uma boa dica. Caso queira ler a história, ela está disponível no Social Comics.

Ditadura no ar – Coração Selvagem

Dia do Quadrinho Nacional | 6 dicas de leitura para comemorar esta data
Imagem: Editora Draco

Sinopse:Em uma São Paulo noir, o amor está enterrado pela crueldade dos homens. Após o desaparecimento de sua namorada Lenina, o fotógrafo Félix Panta entra em uma arriscada investigação para descobrir o que os militares fizeram com a estudante comunista. Músicas de protesto, exilados políticos, reportagens proibidas e o terror das torturas estarão em seu caminho nesse Brasil em que a população alienada encobre a ação de ódio dos que estão no poder. Ambientada em 1969, depois do famigerado AI-5 e auge da ditadura, a trama noir destas páginas vai te levar para uma época em que era perigoso pensar diferente do governo. Baseada em relatos reais e em uma extensa pesquisa histórica, este quadrinho é uma ficção com os dois pés na dura realidade.

Primeiramente pensei em colocar Apagão, de Raphael Fernandes também, mas tenho um carinho especial por este quadrinho e resolvi optar em recomendar este. O roteiro fica por conta de Raphael Fernandes e arte por Rafael Abel Vasconcelos, A história acontece durante os anos de chumbo da ditadura. Félix Panta, o protagonista, que moverá mundos e enfrentará milicos, para encontra a sua namorada, Lenina. Ao decorrer da história, não temos aquele sentimento que tudo acabará bem e o clima tenso, por muitas vezes sufocante ajudam na imersão. Contudo, não falarei mais sobre e deixarei para que leiam o gibi, que está completo no Social Comics.

Gibi de Menininha

Dia do Quadrinho Nacional | 6 dicas de leitura para comemorar esta data
Imagem: Germana Viana

Sinopse:Gibi de Menininha é uma coletânea de histórias de terror com toques de erotismo (quem estamos tentando enganar?). De putaria mesmo, escritas e desenhadas por 13 quadrinistas. E, se você acha que 13 parece coisa de coven de bruxas, pode (ou não) estar supondo corretamente. Organizado e editado por Germana Viana, Gibi de Menininha começou como uma piada e terminou virando uma ótima desculpa para reunir amigas numa produção conjunta que contraria a ideia preguiçosa de que uma determinada categoria pode ou não ser uma característica nas produções dos quadrinhos feitos por mulheres. E traz, nas seis historietas, um pequeno panorama da produção feminina e, ainda, da diversidade de estilos de terror.

Bem como a sinopse diz, tudo começou como uma piada e no final já estamos no terceiro gibi da coletânea e mais quatros histórias que complementam o universo criado por Germana Viana e suas parceiras. Diferente, dos anteriores este quadrinhos não está disponível no Social Comics, mas pode ser encontrado na Amazon e na Zarabatana Books. A história não é recomendada para menores de 18.

Starboy

Dia do Quadrinho Nacional | 6 dicas de leitura para comemorar esta data
Imagem: AMV Produções

Sinopse:A maior arma da galáxia foi enviada para a terra e ninguém sabe o motivo, nem mesmo seu portador. Erik Santana é o novo Starboy, e com seu neuro-traje ativado, a terra virou alvo de ataques alienígenas. Cabe a Erik conseguir conciliar sua vida pessoal a tarefa de proteger a terra.

Por último vamos com uma história de super herói, Starboy da AMV Produções. Idealizado por José Amorim Neto, a pessoa que esta a frente do selo Mirage e o criador do Amorimverso, bem como seu grande número de quadrinhos publicados até o momento. O grande carro chefe é o Cover com mais de 12 edições publicadas, mas Starboy configurou esta lista pelo fato de ser um bom ponto de partida neste universo. O quadrinho é uma mistura muito boa das essências de Ben 10 e Homem-Aranha, algo que particularmente atrai qualquer novo leitor. Contudo, este quadrinhos náo se encontra no Social Comics, mas pode ser encontrado no site da AMV Prodções.

Por fim, se quiser saber mais notícias sobre quadrinhos e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).