Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, vamos falar de um anime que usa e abusa da criatividade e claro, do rock, conehça Bocchi The Rock!

Dia do Rock | A explosão criativa de Bocchi the Rock!
Imagem: CloverWorks

Bocchi the Rock! é um anime de 2022, que acabou passando batido devido ao seu concorrente ser um dos mais aguardos do ano, e sim, estamos falando de Chainsaw Man. Mas, isso não foi um impeditivo para que alguns reconhecessem a obra-prima que o anime é. E com isso acabou atraindo a atenção do grande público por conta da sua excelente direção geral e quanto a direção artística, Bocchi the Rock! conseguiu ser um anime único.

Na história acompanhamos Gotoh Hitori, uma jovem guitarrista muito talentosa, que sempre upa seus vídeos no YouTube e sonha em ser uma estrela do rock. Porém, mesmo com esse sonho ambicioso, suas habilidades sociais são totalmente inexistentes e por isso, acaba ganhando o apelido de Bocchi, que significa solitário. Então, sua vida como rockeira fora da internet não consegue dar um passo adiante e nem engatar.

Mas, tudo muda quando Bocchi é convidada a participar de um show da Kessoku Band, por Nijika e Ryo. Já que a pessoa que seria a guitarrista acabou não aparecendo e que mais tarde, acabam revelando que essa pessoa seria a Kita. Só que ai vem a pergunta, como esse anime tão comum conseguiria nos cativar e adicionar algo em nossas vidas? Bom, é aí que a direção e roteiro se destacam.

A ansiedade vs. O rock ‘n’ roll

Dia do Rock | A explosão criativa de Bocchi the Rock!
Imagem: CloverWorks

Desde o começo, o anime Bocchi the Rock! nos apresenta o quão complicado é o tema da ansiedade social de Bocchi. Apesar de apresentar este tema com um tom mais leve e de comédia, as situações que Bocchi passa beiram a realidade, de forma simples e sútil. Todos os acontecimentos são muito bem representados, fazendo com que alguns consigam se identificar com a personagem.

Por toda sua vida, Hitori não conseguiu fazer amigos e um dia assistindo TV, ela escuta de um guitarrista de uma banda que ele era como ela quando criança. Não tinha amigos, ficava sozinho e que não conseguia conversar com ninguém, nisso ele aprendeu a tocar guitarra e formou uma banda. Após isso, sua vida melhorou, ele conseguiu fazer amigos e se tornou mais sociável. A partir daí, Hitori decide aprender tocar guitarra e mudar e vida, mas às coisas não acontecem assim.

Ao decorrer dos episódios acompanhamos Bocchi tentando desenvolver melhor suas habilidades sociais e fortalecer sua amizade com as integrantes da banda. Mesmo com a comédia aliviando, é fácil de notar que a ansiedade da personagem é um grande empecilho na sua vida, também sendo na sua carreira com Kessoku Band. E mesmo sendo um profissional, praticamente, a sua ansiedade atrapalha a sua apresentação frente ao público.

E isso faz com que Nijika e Ryo, pensem que Bocchi dê apenas “pro gasto” e que talvez nunca consiga engrenar, nas futuras apresentações. Mas, felizmente este momentos tornam as superações da guitarrista uma das coisas mais emocionantes de assistir, já que Bocchi necessita se superar para conseguir seu crescimento pessoal.

O verdadeiro rock ‘n’ roll são os amigos que fazemos no caminho

Dia do Rock | A explosão criativa de Bocchi the Rock!
Imagem: CloverWorks

Porém, nem todo o foco da série fica em Bocchi. Uma das preocupações do roteiro é trabalhar com as outras integrantes da Kessoku Band, sendo assim, podemos entender o que se passa com cada uma das garotas. E assim, em momentos em que a história necessita ficar um pouco mais séria, Ryo, que seria a personagem cômica, consegue demonstrar sua seriedade. Suas fortes opiniões sobre o que deseja seguir no mundo da música, com isso acaba auxiliando Bocchi, quando a mesma se encontra perdida.

Nijika e Kita também possuem suas preocupações e inseguranças, também. E se compararmos elas com Bocchi e Ryo, as duas são mais “reguladas socialmente” do grupo, e há um grande destaque no tratamento dos problemas que as envolvem. Nijika deseja e busca o reconhecimento da Kessoku Band e, sendo a líder da banda, mostra fazer de tudo isso e sente, mais que as outras, quando acontece algo que afeta a banda. A personagem se torna um porto-seguro de Bocchi, igualmente a Kita que é ao decorrer da obra.

Entretanto Kita sofre com um problema que muitos tem, a falta de confiança, seja como membro da banda ou como pessoa. E quando se compara ao talento de Bocchi, vemos o quão fraca é a sua confiança. O interessante aqui é, acompanhar o paralelo criado entre elas, já que Kita consegue ser o extremo oposto de Bocchi. Kita é muito sociável e consegue facilmente conversar com qualquer, o oposto de Bocchi, mas não consegue ter a confiança nas suas habilidades musicais. Que mesmo com todas as dificuldades sociais, consegue ser extremamente habilidosa musicalmente. E assim, entre as duas surge uma admiração mútua e um belo relacionamento, já que ambas possuem algo que a outra anseia.

Confira aqui, alguns vídeos do anime:

Sinopse:

Hitori Gotou é uma colegial que está começando a aprender a tocar guitarra porque sonha em estar em uma banda, mas é tão tímida que não fez um único amigo. No entanto, seu sonho pode se tornar realidade depois que ela conhecer Nijika Ijichi, uma garota que toca bateria e está procurando um novo guitarrista para sua banda

O anime Bocchi the Rock! está disponível na Crunchyroll completo em 12 episódios e totalmente legendados.

Dia do Rock | A explosão criativa de Bocchi the Rock!
Imagem: CloverWorks

Por fim, se quiser saber mais notícias sobre animes e mangás, fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram. E além disso estamos inaugurando nosso canal no Telegram (https://t.me/geekpopnews).