No dia 31 de outubro se comemora o Dia do Saci, uma criatura icônica do folclore brasileiro. Além disso, é um personagem cativante que aparece em diversas histórias, até nas de Monteiro Lobato.
A data veio como uma alternativa nacional para celebrar o dia das bruxas, uma vez que exalta a mitologia brasileira ao invés das criaturas de outros países. Assim, resgata e promove a cultura do Brasil, reconhecendo a autenticidade do nosso povo e o Saci é a figura mais emblemática do nosso folclore.
Ele sempre pertenceu ao imaginário popular, foi Monteiro Lobato, grande escritor brasileiro, que mais destacou o personagem, escreveu sobre ele em 1921, no livro O Saci. Nessa obra, o autor também apresenta outras figuras do folclore brasileiro como a Mula sem Cabeça, a Iara, o Boitatá, o Lobisomem e a Cuca.
O Saci, pequeno menino de uma perna só, que usa uma carapuça na cabeça e fuma cachimbo, também aparece em O Sítio do Pica-pau Amarelo. Além disso, é conhecido por sua esperteza e travessuras, como sumir com objetos e assustar animais.
O Sítio do Pica-pau Amarelo
Em seus livros, inclusive, Monteiro Lobato fala de temas como política, meio ambiente e educação, sempre de forma acessível, didática e divertida. Assim, o autor empenhou-se para transmitir valores éticos e morais para as crianças, de forma que consigam pensar em como podem vivenciar o que foi descrito.
Com suas histórias do Sítio, ensina crianças a se orgulhar de sua cultura e a importância de preservar o folclore brasileiro. Além disso, a sua obra mais famosa foi traduzida para várias línguas diferentes, o que lhe deu bastante reconhecimento fora do Brasil
O Sítio do Pica-pau Amarelo, ganhou séries, filmes e adaptações em outras mídias, virando até história em quadrinhos. Ao todo foram cinco séries televisivas, a mais recente pela Rede Globo, exibida até 2007 e misturava histórias de Monteiro Lobato com temas da atualidade.
Sobre o autor Monteiro Lobato
Monteiro Lobato foi um autor que escreveu livros memoráveis, clássicos da literatura infantil, reconhecido principalmente pela obra O Sítio do Pica-pau Amarelo. Nasceu em 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté, a data também é conhecida como o “Dia de Monteiro Lobato” e Dia Nacional do Livro Infantil.
Redator em experiência sob supervisão de Maria Eduarda.