Nesse dia dos pais, nada melhor do que celebrar com uma história emocionante de pai e filha. E que pai é um maior exemplo de amor e coragem do que Ziauddin Yousafzai. Se o nome não é conhecido, basta saber que a filha dele é uma jovem que enfrentou o Talibã e quase morreu pelo direito de estudar. Ziauddin é pai de Malala Yousafzai, vencedora do prêmio Nobel da Paz e uma das principais ativistas da história pelo direito das mulheres.

No livro “Livre Para Voar” da jornalista e escritora Louise Carpenter, descobrimos a trajetória de Ziauddin, assim como sua atuação como professor. Ele nasceu no Paquistão em 1969, e sempre foi um marido e pai exemplar. Ao contrário da maioria dos homens, que têm cultura na qual foi criado, Ziauddin sempre acreditou que as mulheres merecem as mesmas oportunidades que os homens, e que as meninas têm direito à educação.

Seus ensinamentos transformaram sua filha Malala em uma jovem destemida, que não teve medo de lutar contra a opressão. Em 2012, Malala sofreu um atentado orquestrado pelo Talibã, mas felizmente sobreviveu. Logo em seguida, ela e a família se mudaram para o Reino Unido, onde vivem até hoje.

Desde então, ao lado de Malala e da família, Ziauddin luta pelo direito à educação e inclusão das meninas e mulheres. Ele é o atual presidente do Fundo Malala e assessor especial da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Sobre a autora:

Louise Carpenter é uma jornalista e escritora inglesa. Atualmente, colabora com a Saturday Times Magazine, já tendo publicado textos em veículos renomados como os jornais The Telegraph e The Guardian, assim como a revista Vogue. Já publicou dois livros de não ficção, geralmente com histórias inspiradoras.