Hoje, 14 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional da Doação de Livros. Essa iniciativa busca aumentar os acervos das bibliotecas, principalmente dos locais mais carentes. Essas doações incentivam o acesso de crianças e jovens aos livros de qualidade, levando a conhecer mais da nossa literatura nacional e internacional. Além disso, é uma forma de incentivar a educação e a cultura, assim como o desenvolvimento social. 

Existem várias formas de colaborar com o Dia Internacional da Doação de Livros. Muitas cidades contam com projetos para distribuição de livros, assim como Bibliotecas Comunitárias. Em São Paulo, o projeto social “Leitura para Todos” começou em 2017. O objetivo é não apenas incentivar a leitura, mas também formar leitores críticos. No site oficial do projeto há diversas dicas de como doar, segmentos recebidos, assim como o destino dos livros. Além disso, aceita também doação de dinheiro e alimentos.

Já no Rio de Janeiro, o projeto “Doe Livros” do professor de Jiu Jitsu Anderson Ramalho recebe livros também de todos os segmentos para compor a Biblioteca Comunitária. O projeto é integrado por familiares e amigos para conscientizar a população local para a importância da leitura. Conheça o projeto no site.

Quem quiser colaborar pode doar livros para escolas, bibliotecas, orfanatos, hospitais, ou qualquer outra instituição de caridade. Outra opção é realizar eventos de arrecadação em comunidades ou empresas.

Compartilhe o amor pela literatura, doe livros!

Feliz Dia Internacional da Doação de Livros!