O Dia Nacional da Acessibilidade é celebrado em hoje, 5 de dezembro. A data é uma iniciativa para alertar a sociedade sobre a questão da acessibilidade como direito de todos. O termo acessibilidade refere-se a remoção de todas as barreiras, tanto físicas, quanto metodológicas. Portanto, “acessível” é o ambiente que garante a melhoria de vida para todas as pessoas. Com ou sem deficiência.

Muitos autores se dedicaram a trabalhar esse assunto em seus livros. Não apenas do próprio ponto de vista como pessoas com deficiência, mas também de estudiosos discutindo a questão. O GeekPop News apresenta duas sugestões de livros, que podem ajudar a compreender melhor o conceito, assim como a importância da acessibilidade.

“Ovelhante e sua história interessante”

Crédito: Editora Casa

A história de uma menina que não se encaixava em lugar nenhum. Esse é o ponto de partida de “Ovelhante e sua História Interessante”, livro da escritora e atriz Cris Muñoz. Baseado nas suas próprias experiências, o livro narra as aventuras da menina que decidiu descobrir o mundo sozinha, até se encontrar. 

O livro é totalmente acessível, contando com pictogramas de CAA (Comunicação Alternativa e Aumentativa), que dão suporte as pessoas com necessidades complexas de comunicação. Além disso, “Ovelhante” também pode ser encomendado em Braille no site da Editorial Casa, sendo possível também, solicitar o QRCode com a audiodescrição das ilustrações. Josélia Frasão é responsável pelas ilustrações.

“Eu parei de andar e aprendi a voar”

Foto de Andrea Schwarz.
Crédito: Divulgação

Andrea Schwarz é a autora do livro: “Eu parei de andar e aprendi a voar”, pela editora FinAppLab. Na obra, a autora relata como transformou seus desafios em “asas”, enfrentando as barreiras impostas pela sociedade, às pessoas com deficiência.

Quando Andrea tinha 22 anos, um acontecimento inesperado a tornou uma pessoa com deficiência. No entanto, ela manteve seus sonhos e projetos. Dessa forma, com coragem, disciplina e rebeldia, ela enfrentou todas as dificuldades e alcançou tudo que almejava.

O livro foi mais uma das conquistas de Andrea. “Sou uma pessoa de sucesso, e sucesso para mim é ser capaz de realizar os meus sonhos e ser feliz sendo quem eu sou”, afirma. Ao transformar seus desafios em asas, Andrea parou de andar e aprendeu a voar!