Hoje é celebrado o Dia Nacional do Livro. A data remete a 1810, em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país. Que anos depois se tornou a Biblioteca Nacional. Porém, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, em 1808. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.
Quando Johannes Gutenberg criou a técnica da prensa usando letras e símbolos em relevo esculpidos em metal, ele transformou a forma de distribuição dos livros. No Brasil, o primeiro livro impresso foi Marília de Dirceu, do autor Tomás Antônio Gonzaga, em 1810.
Inicialmente, as máquinas de impressão eram utilizadas para imprimir os jornais com notícias de interesse do governo português, que financiava as impressões. Por causa disso, muitos autores brasileiros acabavam por imprimir suas obras em países europeus.
Dia Mundial do Livro
O Dia Mundial do Livro é comemorado em 23 de abril, em decorrência de uma homenagem a três grandes escritores que impactaram gerações e morreram nesta data: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Posteriormente, em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) oficializou a data comemorativa.
No Dia Mundial do Livro, todos os países celebram a literatura e refletem sobre sua importância. Nesta data, é fundamental estimular o desejo pela leitura, ampliar o acesso aos livros, apresentar novos autores ao mundo, assim como conscientizar os leitores sobre os direitos autorais.
Leitura Online
Assim como muitos aspectos da vida, a literatura também se adaptou ao mundo digital. Hoje, é possível ler qualquer gênero e em qualquer lugar, seja pelo celular, tablet ou kindle.
Com a oferta de livros gratuitos e compras online, o acesso à leitura é mais fácil e acessível para a população, tanto financeiramente quanto em termos de praticidade. Além disso, os livros digitais trazem uma importante vantagem: formatos adaptados para pessoas com deficiência.
Portanto nesse Dia Nacional do Livro, celebramos também a leitura online, que amplia nossas possibilidades de explorar novas publicações e redescobrir obras antigas da história. Hoje, as bibliotecas não são apenas físicas, mas também virtuais – e seus acervos continuam a crescer.
Leia Também: Livro aborda inclusão de pessoas com deficiência na Literatura
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram
Redatora em experiência sob a supervisão de Anna Flávia Lopes