No dia 4 de agosto, tivemos a oportunidade de participar da coletiva de imprensa do filme Dois + Dois, com participação do diretor Marcelo Saback e dos atores Marcelo Serrado, Carol Castro e Marcelo Laham. No evento, que aconteceu por meio de uma conferência online, os participantes falaram um pouco mais sobre o processo de construção da obra, os bastidores da produção e também sobre as ideias e mensagens que o filme quer passar.

Sinopse: Já pensou como seria bom se relacionar com quem quiser sem magoar sua esposa ou marido? E, ainda por cima, com o consentimento deles? Tem um jeito! O problema é que pra isso, você tem que deixar que o seu parceiro faça o mesmo, afinal, os direitos são iguais. Essa é a premissa de “Dois + Dois”, uma comédia que gira em torno  de Diogo e Emília, um casal que está junto há mais de 16 anos e descobre que os seus melhores amigos, Bettina e Ricardo, são adeptos de uma relação aberta. Mais do que isso, descobrem que eles adorariam incluí-los nessa dinâmica amorosa. O que eles não conseguem descobrir é uma forma de tirar essa informação da cabeça. 

Dois + Dois é um remake brasileiro do grande sucesso argentino de mesmo nome. Quando perguntado sobre como essa adaptação foi pensada para as telas nacionais, o diretor estreante Marcelo Saback contou que quis trazer a ideia principal do filme para a realidade brasileira, através do nosso humor ácido e outros elementos. O cineasta também comentou que, ao contrário do filme argentino que é bem mais explícito e erótico, a versão brasileira se aprofunda mais na história de amor do que na sexualidade; sendo esta apenas um suporte para que a história de amor aconteça, e não o contrário. 

Reprodução | Paris Filmes

Marcelo Serrado não poupou elogios ao elenco de apoio do filme e ao roteiro, ao qual se referiu como preciso, imprevisível e surpreendente por fugir do óbvio em momentos importantes da história. O ator define Diogo, seu personagem, como uma pessoa fechada, mas ao mesmo tempo carismática. “Ele está muito preocupado com os conceitos, é muito correto nas atitudes e acaba sendo jogado no meio dessa aventura que o casal resolve fazer”.

Já Carol Castro, que interpreta Emília, esposa de Diego no filme, considera que sua personagem tem a curva dramática mais interessante da história, pois começa de uma maneira e termina de outra completamente diferente. “Emília é mãe, trabalhadora, casada, esposa e nessa aventura da busca de algo a mais, ela vai se descobrindo e mudando um pouco a personalidade. Isso é muito rico para mim como atriz”.

Ainda nesse tópico, o ator Marcelo Laham acrescentou que essa “curva” na trajetória dos personagens faz com que os telespectadores se identifiquem com eles, pois a contradição, falta de coerência e mudanças de opinião fazem parte do ser humano e fazem com que o filme seja mais real. Segundo o ator, Dois + Dois aborda a troca de casais de uma maneira aberta e divertida, ideia que foi complementada pelo diretor Marcelo Saback, que comentou que essa é uma prática que as pessoas pensam que não é tão comum, mas é mais comum do que imaginam. Para Laham, o cuidado de luz e fotografia da produção e a maneira com a qual as cenas eram coreografadas e ensaiadas, são fatores que ajudaram a contar com muito bom-gosto uma história que aborda temáticas delicadas.

Carol Castro acredita que o filme pode ajudar a gerar reflexões sobre o machismo e os tabus presentes na nossa sociedade: “A gente tem que se reeducar. […] O filme mostra que cada vez mais a mulher pode fazer o que quiser e não deveria ser julgada”, comentou a atriz.

Quando perguntado se houve a preocupação de não fazer com que o filme tivesse um final moralista, Marcelo Saback afirmou que sim. Segundo o diretor, o filme não tem a intenção de taxar nenhuma forma de conduta, e sim de levantar um tópico para questionamento, com humor. 

“A comédia pode sim levantar assuntos pertinentes, críticas e questionamentos”

– destacou o cineasta

Dois + Dois estreia hoje (12/08) nos cinemas brasileiros.