A fim de obter uma bela experiência relaxante e ao mesmo tempo, misteriosa e com seus momentos de tensão em uma descontração de fim de semana, deixe as preocupações de labo ao jogar algum jogo. Por isso, juntando o relaxamento antiestresse e o entretenimento necessários para se descansar no domingo, hoje falaremos de ABZÛ.

Desenvolvido pela Giant Squid e publicado pela 505 Games, ABZÛ é um jogo casual de aventura e exploração subaquática lançado oficialmente em 2016. O jogo possui o mesmo diretor de Arte do aclamado Journey, e para quem conhece ambos, é possível ver as semelhanças artísticas. Com ABZÛ sendo quase uma espécie de sucessor espiritual de Journey.

HISTÓRIA E JOGABILIDADE

Acima de tudo, é preciso saber que Abzû possui uma história contada de maneira “sutil”. Mas o que isso quer dizer? No jogo, não há diálogos, falados nem em caixas de textos. Tudo o que nos é “contado” é mostrado a partir das ações do nosso personagem, dos animais ao redor, de murais encontrados pelo jogo, pelos acontecimentos do jogo e também pela trilha sonora. Portanto, no fim das contas, torna-se uma história interpretativa. Com cada pessoa, com cada experiência vivida, interpretará os acontecimentos à sua própria maneira.

No jogo nos controlamos um personagem sem nome, que acorda à deriva no oceano e começa a sua exploração indo cada vez mais fundo no mar. Podemos nadar em todas as direções, nadar mais rápido (como se fosse o correr dos outros jogos), nos agarrarmos em quase todos os tipos de criaturas marinhas presentes no jogo, interagir com alguns robozinhos que nos ajudam, e podemos encontrar conchas ou ninhos secretos. Os ninhos, ao serem “liberados”, revitalizam parte do mundo oceânico, que você percebe estar quase morrendo por completo. Há também alguns puzzles simples que você deve resolver para seguir seu caminho.

LEIA TAMBÉM: Hired 2 Die está disponível na Steam

Nesse sentido, o jogo é bem simples, nade e explore as “fases” em que se encontra, libere os ninhos, resolva os puzzles, e siga nadando e descobrindo a razão da vida no oceano estar morrendo. Mas é justamente a simplicidade que torna ABZÛ um jogo tão mágico.

AMBIENTE E TRILHA SONORA

Inegavelmente falando, o que torna o magia de Abzû tão grande, é em grande parte, sem dúvidas pelos cenários do jogo. Todos são lindos e transmitem alguma sensação forte para o jogador. Eles fizeram com que cada mínimo detalhe passasse a impressão de aquela pedra, ou aquele coral foi pensado e foi colocado ali com carinho. As grutas, os Recifes de Corais, as Correntes Marinhas, A fossa do Oceano, os Templos Antigos, tudo é muito bonito e muito bem feito.

Ao mesmo tempo, a trilha sonora acompanha tudo, os cenários e os acontecimentos. Tudo de maneira esplêndida. Elevando o clima de imersão e de atmosfera do jogo a cada momento. Assim sendo, nos momentos mais leves, a trilha acompanha e torna tudo mais tranquilo, e nos momentos de maior tensão, a trilha também acompanha tornando tudo mais angustiante.

A EXPERIÊNCIA ABZÛ

Por fim, é certo dizer que ABZÛ é um boa experiência pra quem busca algo mais casual para relaxar em uma tarde de domingo, sem perder o peso de uma boa história. ABZÛ não possui um tempo de jogo muito grande. Para jogadores de primeira viagem, cerca de 3-5 horas são mais do que o suficiente para chegar ao final.

Lembrando que o jogo não é tão aberto. Apesar de ser no oceano, os mapas fazem o caminho ser bem linear, contudo, isso não diminui em nada a beleza do jogo. Portanto, se quiser curtir uma tarde com um jogo que mais parece um experiência visual, com uma trama simples, mas ao mesmo tempo, rica em detalhes e com certo peso, ABZÛ é a pedida certa para o seu domingo.

ONDE JOGAR

Ademais, se o seu interesse surgiu e você gostaria de dar uma chance ao jogo. ABZÛ pode ser jogado na STEAM, Nintendo Switch, Playstation 4 e Xbox One. Lembrando que o preço do jogo pode variar bastante a depender da plataforma escolhida. (pelos próximos dias, ABZÛ está em desconto na Xbox Store e na STEAM)